terça-feira, 17 de abril de 2012

A Carochinha e a Reciclagem

Na sexta feira passada, dia 13 de abril, o pré-escolar assistiu à dramatização "A Carochinha e a Reciclagem" preparada pelos estagiários do Pré-escolar.
O sucesso foi tal com as crianças do pré-escolar, acabando por se convidar as salas  do 1º e 2º ano do 1º Ciclo a assistirem, também, à peça.




Todos conhecemos a Carochinha, todos já ouvimos a história de um João Ratão. Na história “A carochinha e a Reciclagem” a ação é outra. Não existe caldeirão. Existe sim uma carochinha “bonita e arranjadinha, muito aprumada e informada”, que se preocupa em manter diariamente a sua casa limpa. Para ela, encontrar pelo chão “uma latinha, uma garrafa ou uma pilha” gera logo confusão.

Porém, em todas as suas limpezas, encontra sempre alguma coisa de elevado valor. Numa das suas arrumações encontrou uma moeda e, como percebeu que estava rica, decidiu procurar um marido apelando, da sua janela, aos que por lá passavam. No entanto, foi uma tarefa difícil. O primeiro, o Rato Rogério, um porcalhão, comia queijo e atirava o papel para o chão. O Castelão, um coelho muito belo, não sabia que o plástico era no ecoponto amarelo. O Burro Bruno, outro porcalhão, não sabia que o vidro era no vidrão. E o Porco Paulino, que toca violino, atirava as pilhas para o chão.

Depois, o Galo Gabriel, que à Carochinha ofereceu um anel, sabia o lixo separar. No azul: o papel e cartão; e o vidro vai para o vidrão. As pilhas no pilhão e as embalagens no ecoponto amarelo.

Com este galo que sabia reciclar, a Carochinha quis logo casar. Todos os outros animais choraram e choraram, até que apareceu o lixeiro que, ao ver aquele tormento, decidiu levar os animais ao Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde para que o Rato Rogério, o Coelho Castelão, o Burro Bruno e o Porco Paulino aprendessem a separar o lixo. Assim arranjariam uma nova mulher para casar e…dito e feito, todos os meninos ensinaram os animais a reciclar o lixo e eles perceberam que temos de reciclar em todo o lado: em casa com os pais e com os amigos na escola. Preservar o Planeta e o Ambiente está nas nossas mãos!

 Estagiários do Jardim de Infância do Centro Escolar S. Miguel de Nevogilde

Sem comentários: