quarta-feira, 30 de maio de 2012

Feira do Livro do Porto - 31 de maio a 17 junho

20120511-000446.jpg

http://www.feiradolivrodoporto.pt/index.php

A Escola no Dia do Fascínio pela Plantas

No dia 18 de Maio, os alunos das salas 4, 5 e 6 do pré escolar e todas as turmas do 1º e 2º anos do 1º ciclo, participaram no Dia do Fascínio Pelas Plantas, na Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto. Os alunos ficaram a conhecer flores comestíveis, cosméticos vegetais, doces e sumos orgânicos, plantas medicinais e aromáticas e fizeram provas de azeites.
Oradores especializados falaram sobre o vegetarianismo, a origem das plantas, os segredos do chá e como tratar de plantas com plantas.
Foram ainda levadas a cabo atividades apoiadas pela Fundação de Serralves e houve lugar a um concurso de fotografia!



O nosso muito obrigada à Marta Wilton Vasconcelos (mãe de um menino do pré-escolar e investigadora na Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto) por convidar a nossa escola a participar neste evento tão produtivo!

terça-feira, 29 de maio de 2012

"O Caracol", pelo 2º A

Deixamos-vos um belíssimo filme realizado pelos meninos do 2º A, após a leitura e intenso diálogo sobre o conto "O Caracol", escrito por Renato Roque, ilustrado por Sérgio Ribeiro e editado em 2011 pela Afrontamento.

Parabéns ao 2º A!



Obrigado à Professora do 2º A pela partilha.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Diário de uma criança à beira do nervoso miudinho


Por Eduardo Sá, revista "Pais & Filhos"

Os pais não servem como despertador. Adormecem de manhã, como todos nós, mas, ao mesmo tempo que levantam a persiana e nos chamam «Meu querido» e coisas assim, querem que, entre a cara lavada e os cereais despachados, façamos dos 0 aos 100 em poucos... minutos.
Entretanto, como convém às pessoas ponderadas, e paramos de nos vestir para pensarmos na vida, eles sofrem de hiperatividade e, em jeito de ameaça, gritam qualquer coisa do género: «Eu juro que me vou embora, e deixo-te aqui!» (que era tudo o que eu mais queria!).
Os pais servem, também, para nos tirar a boa-disposição, antes do trabalho. Enquanto só não chamam «boas pessoas» a todos os senhores automobilistas que, segundo eles, estavam bem era dormir, ouvem (de meia em meia hora!) as mesmas notícias, atendem o telefone, olham 30 vezes para o relógio, melindram-se com a nossa cara de segunda-feira e, sempre que dizem, com voz de pateta: «Quem é o meu tesouro, quem é?», quem faz as contra-ordenações perigosas somos nós!
Os pais servem para imaginar que todas as crianças, ao chegarem à escola, são campeãs de felicidade.
E que nunca nos apetece mandar a nossa professora para a... biblioteca, de castigo, enquanto ela pensa se não será feio mentir (sempre que grita connosco, quando garante, aos nossos pais, que é só doçuras e meiguices...).
Os pais servem, também, para nos ir buscar à escola. E nisso escapam! Mas, independentemente de nos apetecer limpar o pó ao mundo, perguntam (todos os dias!): «Correu bem a escola? e O que foi o almoço?», com tantos pormenores, e no meio de tanta inquietação, que nos provocam brancas e nos levam ao stresse.
Os pais servem para nos deixar nos tempos livres. E, quando pensávamos que podíamos brincar à vontade, (ou não são os tempos... livres?) descobrimos que eles só podem ter sido levados ao engano porque, afinal, nos obrigam a estar, mais uma vez, quietos e calados. E, pior, quando estamos prontos a pedir o livro de reclamações, ora nos castigam com trabalhos de casa ora nos põem, sentadinhos, a ver os mesmos desenhos animados tantas vezes, que nós achamos que isso deve servir para aprendermos a contar até... 100.
Mas os pais servem, também, para trabalhar para a nossa formação desportiva e para o lazer. Quando chegamos à natação, gritam quando não nos queremos despir ali, à frente de toda a gente. Acham que não podemos brincar nem nos balneários nem na piscina. E gritam, outra vez, quando insistimos que os avós e os acompanhantes das outras crianças não deviam saber em que preparos viemos ao mundo.
Os pais servem, também, para zurzir no nosso lado bem-disposto, quando (de regresso ao carro) nos mandam cumprimentar a prima Maria da Glória que, em vez de nos dizer «Olá», delicadamente e com maneiras, nos esborracha contra ela e nos lambuza e, enquanto nos despenteia, duma ponta à outra, nos ofende, de cada vez que diz: «Ai, meu filho, o teu rapaz está tão crescido!....» (Meu filho?... Mas o pai  bateu com a cabeça? Então,    maltratam-lhe o filho, em vez de lhe darem um beijo transformam-no em algodão doce, e ele, ainda por cima, sorri e agradece?...)
Quando, finalmente, entramos em casa e estamos prontos para descansar, os pais servem para nos dizer, contra todas as nossas expectativas: «Primeiro, fazes os trabalhos de casa. Só depois brincas».
E servem para azedar a nossa boa disposição quando, logo a seguir, tratam, como se fosse contrafação, os pacotes de leite, as embalagens de bolachas e as caixinhas com os presentes da Happy Meal que, carinhosamente, tínhamos a dormir ao pé de nós.
Os pais servem para escandalizar, todos os dias, a nossa paciência, ao jantar. Começam por nunca respeitar o nosso: «Já vou!». Vendem-se à publicidade enganosa de cada vez que acham que a sopa de cenoura «faz os olhos bonitos». Servem-nos ervilhas e, carinhosamente (como quem não está muito seguro do produto que promove), chamam-lhe «bolinhas».
E nunca se cansam de nos dizer que a fruta faz bem!
 E, quando o dia não pára de nos surpreender, os pais servem para dizer, todos os dias: «A partir de hoje... tu vais ver!».
E, sempre que estão chateados com o trabalho, para reclamar. Assim: «Ah queres fazer uma birra? Pois vamos ver quem faz a birra maior!...»
E, quando querem quebrar a monotonia dos nossos dias, os pais, servem para pronunciar com alma cada palavra, quando nos estragam com meiguices: «Qualquer dia... eu emigro! Para muito longe! E quero ver como é que vocês se safam!».
Com dias assim, em que o pai e a mãe fazem de Capitão Gancho, quem não se rende à canseira e adormece antes do fim de cada história? E quem é que não cede ao nervoso miudinho e não acorda, a meio da noite, com os nervos em franja? E quem é que não ficaria desolado, no meio de toda a energia renovável que eles têm, quando  perguntam com quem estávamos a sonhar (e nós, não podendo dizer que era com eles), respondemos que temos medo é... do Papão!
Nós gostamos dos pais. Desconfiamos que eles imaginam que passam pouco tempo connosco mas, se for para isto, não temos coragem para os contrariar. Afinal, nós sabemos que todas as pessoas de coração grande têm a cabeça quente.
E nunca pomos em dúvida que só o amor importa. Só não entendemos porque é que os pais tenham de ser esta canseira!
E achamos que, desta maneira, eles nos fazem nervoso miudinho.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Último dia da Feira do Livro na Escola

Termina hoje a Semana da Leitura e  Feira do Livro na nossa Escola.

Tem sido uma semana repleta de atividades dirigidas às crianças do 1º Ciclo e do Pré-Escolar.

Hoje ainda podem visitar a Biblioteca da Escola, onde está a decorrer a Feira do Livro.



V Sarau Cultural - 28 de maio às 21h na Biblioteca Almeida Garrett

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Entrega Prémios Concurso Logótipo - Amanhã às 15.30h

É já amanhã que a APAIS vai entregar os prémios aos vencedores do Concurso "A Associação é de pais mas quem cria o logótipo és tu".

Vamos entregar prémios e diplomas a todos os participantes, portanto não faltem. Todas as crianças da escola podem assistir à entrega dos prémios. Apoiem os vossos colegas e marquem presença neste evento.


Amanhã, dia 24 de maio, às 15.30h no ginásio da Escola!


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caixa dos Usos Possíveis e Caixa das Coisas Impossíveis





por Tomás Magalhães Carneiro - http://filosofiacritica.wordpress.com/

Projecto FILÓSOFOS A BRINCAR: Filosofia com Crianças no Pré-Escolar e 1º Ciclo

(este artigo surge de uma colaboração regular com a nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação )

Dois Exercícios de Filosofia com Crianças: Caixa dos Usos Possíveis e Caixa das Coisas Impossíveis

  


Exercício 1: Caixa dos Usos Possíveis
Os conceitos que usamos para pensar estão normalmente ligados aos seus usos comuns. 


Assim quando vemos um pente pensamos que serve para "pentear", quando vemos um tijolo pensamos que serve para "construir casas", quando vemos um Clip pensamos que serve para "prender folhas", etc. Andamos pela vida e nem nos damos conta que cada um desses objectos contém em si um mundo de possibilidades tão numerosas quanto a nossa imaginação.


Pensar de forma crítica e criativa implica que muitas vezes tenhamos que pensar de forma um pouco diferente do habitual desligada da segurança dos resultados que costumamos obter por pensar de determinada forma. Os problemas com que nos deparamos ao longo da vida, as questões que temos que resolver e as decisões que temos de tomar muitas vezes obrigam-nos a pensar de forma divergente, i.e., a pensar desde um ponto de vista diferente do comum, a pensar em alternativas e outras possibilidades, a arriscar hipóteses e sugestões audazes. 



Este exercício foi desenvolvido para incentivar as nossos crianças a "pisar o risco" e a pensarem de forma corajosa e diferente da habitual, a tomarem um outro ponto de vista sobre as coisas e o mundo contrariando assim a rigidez do pensamento habitual.

Exercício: Apresentar às crianças um objecto comum e perguntar que outros usos ele pode ter.



Pergunta: "Para que outras coisas isto pode servir para além de... (pentear, construir, segurar papeis, etc.)


Sugestões de Objectos: Pente, Cobertor, Tijolo, Clip, Maçaneta da Porta, Cadeira; Copo; Sapato; Camião; Torre Eiffel, Esponja; Lata; Bola de Futebol, etc., etc., etc.

Importante: Quem modera este exercício deve ter o cuidado de não se referir ao objecto pelo seu nome comum pois isso vai condicionar os pensamentos das crianças. Assim, em vez de perguntar "Para quer pode servir o pente" deverá perguntar "Para que pode servir isto?"

Com um grupo de 20 crianças é normal que surjam mais de 40 ou 50 sugestões, que deverão começar pelos usos mais óbvios tornando-se cada vez mais estranhos e afastados do uso comum do objecto à medida que a sua imaginação alimentada pelas contribuições dos amigos vai mudando o tamanho, o material ou mesmo o utilizador do objecto. Desta forma um pente, por exemplo, poderá ter 20 metros de altura ou 2 centímetros, poderá ser feito de metal, de plástico ou de pano, poderá ser usado por humanos, por formigas ou por ET´s. Devemos esperar pelas ideias das crianças e não ter medo do silêncio. Este é necessário para o pensamento acontecer.

Se fizermos este exercício com uma ou poucas crianças (com menos hipóteses de alguém do grupo avançar com uma "ideia maluca") podemos nós mesmo perguntar "Para que poderia isto servir se tivesse 20 metros, se fosse feito de plástico, de pano, etc.


Exercício 2: Caixa das Coisas Impossíveis

Uma variante mais difícil deste exercício e que só deve ser tentada com um grupo mais maduro (com o hábito do Diálogo Filosófico já adquirido) consiste em lançar o seguinte desafio às crianças:

"Vamos pensar em coisas impossíveis."

O moderador da sessão não deve sugerir objectos ou acontecimentos que considere impossíveis mas deixar que as crianças avancem com as suas sugestões. O Diálogo desenrola-se em torno das objecções e perguntas que as crianças vão fazendo umas às outras enquanto tentam decidir se o sugerido é ou não uma “Coisa Impossível”.  



Mais exercícios da CAIXA DE PANDORA aqui: http://filosofiacritica.wordpress.com/caixa-de-pandora/


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Semana da Leitura no Centro Escolar S. Miguel de Nevogilde

Na próxima semana inicia-se a Semana da Leitura e Feira do Livro na nossa Escola. Durante toda a semana existem várias e diferentes atividades para as crianças.

A Escola proporciona a todas as crianças uma semana preenchida com várias atividades dinamizadas por escritores, designers, ilustradores, pintores, professores, encarregados de educação e familiares em horário letivo.



 
Deixamos aqui o programa planeado para a semana:



Vamos ajudar o Joãozinho - 17 de maio

Foi-nos feito um pedido de ajuda que queremos partilhar com todos os pais e encarregados de educação, porque o nosso blog também é para isto mesmo - ajudar quem precisa!

O João tem 4 anos e vai precisar de fazer um transplante de medula óssea.

O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, disponibilizou-se para fazer a recolha de sangue (não é preciso estar em jejum).

Todos os que queiram colaborar e tenham entre 18 e 45 anos de idade, devem dirigir-se hoje, dia 17, ao Hospital Pedro Hispano, entre as 9h e as 15h no piso -1, Centro de Formação.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas



As salas 4, 5 e 6 do pré escolar e todas as turmas do 1º e 2º anos do 1º ciclo, participarão neste evento na próxima sexta-feira, dia 18 de Maio (fichas de inscrição seguiram nas mochilas dos meninos, mediante o pagamento de 3€ para transporte). Vai ser um dia muito especial e há muitas surpresas para as crianças!

Não se esqueça de, nesse dia, vestir ao seu filho a t-shirt do nosso Centro Escolar para que seja mais fácil a sua identificação, uma vez que haverá outras escolas presentes neste evento.

Se o seu filho ainda não tem t-shirt, pode encomendá-la aqui.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Programa " Prevenir - Crescer com Segurança"

Já está em curso o Programa "Prevenir - Crescer com Segurança" na nossa escola, promovido pela AEP- Associação Empresarial de Portugal.
Assim, a Escola de Nevogilde vai realizar no dia 4 de Junho um exercício de evacuação envolvendo toda a comunidade escolar. Esta iniciativa tem como objetivo não só avaliar e testar o Plano de Segurança mas também, preparar as crianças, no sentido de saber como atuar em situações de emergência.  Ainda com este objetivo, estão a ser realizadas  ações de sensibilização a todas as crianças da pré-escolar e primária sobre como atuar em situação de emergência.

Nas imagens seguintes apresenta-se o desdobrável que está a ser entregue a cada criança da primária no âmbito desta formação.




Operação relâmpago: necessidades da instituição CrescerSer no Porto


A CrescerSER, Associação Portuguesa para o Direito de Menores e da Família (APDMF) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e tem como principais objectivos proceder ao estudo interdisciplinar das questões relativas à protecção jurídica e administrativa dos menores e da família; promover, dinamizar e organizar serviços comunitários de apoio à criança, ao jovem e à sociedade familiar, sendo o seu âmbito nacional; dinamizar formação especializada na área da protecção das crianças e jovens em perigo, junto de técnicos que exercem funções quer nas Comissões de Protecção, quer em equipamentos sociais destinados a esta problemática.
Na prossecução dos seus objectivos, a APDMF tem, presentemente, em funcionamento seis Centros de Acolhimento, encontrando-se em fase de instalação mais dois Centros de Acolhimento. Destinam-se a crianças e jovens privados do meio familiar, vítimas de violência ou provenientes de famílias cuja situação exija apoio transitório que permita a estabilização de vida e o futuro encaminhamento adequado das crianças.


Neste momento têm a decorrer uma operação relâmpago no sentido de:
  • reunir um número máximo de bens em apenas uma semana.
  • sendo que os bens que mais necessitam são:
PRODUTOS ALIMENTARES
- fruta
- açúcar
- farinha
- bolachas
- azeite
- óleo
-cereais
- vinagre
- atum
- salsichas
- fruta em calda
- massa
- detergentes (louça e roupa)
- produtos de limpeza
- produtos de higiene pessoal
- escovas de dentes de vários tamanhos

CALÇADO EM BOM ESTADO
Masculino: sapatos e sapatilhas 37, 38, 33, 30 e 29; sapatilhas do 39 ao 44
Feminino: sapatos e sapatilhas 28,29,30,32,33,36 e 37

ROUPA EM BOM ESTADO
Fatos de treino dos 5 aos 12 anos
Roupa para rapaz de 10 anos (veste 12/14)
Meias escuras para rapaz: nº 39 ao 44

OUTROS
Copos
Talheres
Tabuleiros de plástico
Travessas
Terrinas
Varinha Mágica
Cafeteira elétrica
Lençóis cama
Fronhas
Pilhas AA e C (redondas de 1,5v; para os brinquedos).
Os bens podem ser entregues numa das Casas no Porto:
CASA DE CEDOFEITA
Rua Instituto dos Cegos S. Manuel, 22 - Cedofeita (Junto ao liceu Rodrigues de Freitas)
Tel: 962133058 / 59; 226090322
 
CASA DO VALE
Bairro Eng.º. Machado Vaz, Rua Souto de Contumil, S/N - Campanhã
(Próximo do Mercado Abastecedor)
Tel: 962133060 / 061; 225574470
 


terça-feira, 8 de maio de 2012

Projeto Hand by Hand - "Ciência e Música de mãos dadas"

A Câmara Municipal do Porto, através da Divisão Municipal de Educação, e integrado no Programa Municipal de Enriquecimento Curricular – “Porto de Atividades”, e do atual prestador de serviços para o ensino da música e inglês- Referestratégia,  a Universidade de Gálgary, Geochemical and Engineering, Inc do Canadá, vai promover vários concertos pedagógicos.
 O objetivo primordial deste projeto consiste em sensibilizar para o estudo da música e da ciência e contribuir para uma possível mudança de atitude relativamente a estas duas áreas.
Será apresentado um repertório específico que permite contar como ao longo da história da humanidade, a ciência e a música têm estado ligadas de uma forma ou de outra.
Os concertos serão orientados e interpretados pelo Professor Doutor Renee Pérez da Universidade de Calgary, cujo reportório será uma homenagem aos cientistas mais conhecidos, entre os quais Pitágoras, Galileu Galilei, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Alexander Borodin e Benjamin Franklin, entre outros.
Integram igualmente esta equipa, Marcelo Epstein, Lisa Graham e Emily Marasco, todos cientistas e investigadores desta tão prestigiada Universidade.
Esta organização cria oportunidades para que amantes da música possam partilhar e expressar as suas ideias artísticas a outros membros da sociedade, levando a paixão pela música e os talentos musicais a toda a comunidade. 
Assista aos diferentes concertos abertos ao público, de forma gratuita, tendo sido o Palacete Viscondes Balsemão, o Museu Romântico e a Casa do Infante os locais eleitos para acolher esta iniciativa nas seguintes datas:

3 e 10 de maio (21h30)- Museu Romântico
4 e 11 de maio (21h30)- Palacete Viscondes Balsemão
5 de maio (17h30)- Casa do Infante, com exposição de trabalhos elaborados pelos alunos de 1º CEB.


Hand By Hand - Ciência e Música de Mãos Dadas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Maior Aula de Judo do Mundo - dia 14 de maio

A Câmara Municipal do Porto (CMP) e a Escola de Judo Nuno Delgado (EJND) vão no dia 14 de maio promover  o Mandela Day 2012/Maior Aula de Judo do Mundo, no qual pretendem reunir 7000 crianças e jovens para promover a solidariedade, união dos povos e a integração social.

Este evento internacional é uma iniciativa do movimento cívico Achieve, Collect & Give Back( AC&GB) e, além de candidato a um recorde do Guiness, será uma homenagem a Nelson Mandela.
 
 
O medalhado olímpico Nuno Delgado atua há vários anos junto de crianças e jovens desfavorecidos através do movimento AC&GB e do programa «Formar Campeões para a Vida», que tem a parceria institucional da Fundação Nelson Mandela.
 
 
A Avenida dos Aliados foi o local escolhido este ano para dar vida a um arco-íris humano gigante, composto pelos 7000 participantes na Maior Aula de Judo do Mundo.
À semelhança de iniciativas anteriores remete-se ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e remetida para maiorauladejudo@cm-porto.pt , até ao dia 4 de Maio de 2012 impreterivelmente.
Tendo em conta a amplitude e a natureza desta iniciativa, apela-se à utilização de transporte público e ou próprio. Na impossibilidade de utilização destes meios, poderá ver assegurada a sua participação, solicitando transporte na respectiva ficha de inscrição.

Para saber mais sobre a iniciativa consultar o link http://www.maiorauladejudo.com

Qualquer informação adicional poderá ser obtida através dos seguintes contactos:
Divisão Municipal de Educação, 22 206 17 50/1, Cristina Dias e Helena Vieira.

Venha e participe nesta experiência única de construção do maior Arco-íris humano do mundo!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nova educadora no pré-escolar

O pré-escolar conta, neste momento, com o apoio de uma nova educadora na sala 4.

A educadora chama-se Paula Paixão e está a preparar uma reunião de pais na próxima segunda feira, por forma a colocar os pais e encarregados de educação ao corrente da situação da sala.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Comemora-se hoje o Dia do Sol!

O Dia do Sol foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, visando alertar para os benefícios do sol e salientar a importância desta importante fonte de energia para o ecosistema, mas também para os cuidados que a população deve ter aquando da exposição ao sol.

Gostam de ouvir histórias, mas têm "preguiça de ler"


Os alunos do 1.º ciclo preferem ler textos clássicos. Mas o gosto pela leitura diminui com a idade. E com o aumento da concorrência multimédia. Por isso, mais difícil que criar leitores é mantê-los. Os estudos mostram que os hábitos de leitura têm de nascer na família. Para que o gosto pela leitura absorva as crianças desde pequenas.


A tarefa estava a deixar o Miguel, de 13 anos, muito enervado. Como trabalho para casa, nas férias de Natal, a professora de Português do 7.º ano tinha pedido à turma uma ficha de leitura com um resumo original sobre um livro à sua escolha.
Como o trabalho não tinha "restrições oficiais", a explicadora sugeriu As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira. "Pareceu-me fácil de ler e com um enredo atrativo para a idade dele", recorda Raquel, que prefere o anonimato. Mas o número de páginas não atendia ao requisito que o miúdo mais queria ver cumprido.

Quando viu o explicando dizer que ia ler a "Carta a El-Rei D. Manuel, por Pero Vaz de Caminha, e outros Textos sobre a Descoberta do Brasil", Raquel não conteve a surpresa: "Fiquei parva!" O critério da escolha do miúdo assentava na comparação da grossura das lombadas. "Disse-me que preferia o livro mais fininho", recorda a explicadora.

A "Carta" tinha chegado às mãos do aluno via distribuição gratuita juntamente com um jornal diário que o pai lia. E era de facto um livro pequeno. "Ele nem se tinha apercebido que o conteúdo da Carta era intragável para a sua idade", graceja a explicadora. Ler uma das páginas ao acaso foi quanto bastou para o demover dessa leitura que o miúdo julgava ser mais fácil.

Os dias de pausa letiva passavam e a cada visita à sessão de explicação, Raquel perguntava pelos avanços na leitura da obra que recomendara. Mas as páginas não se liam sozinhas. E o trabalho para casa teve de tomar outro rumo, confessa a explicadora: "Acabei por lhe contar a história toda oralmente. Ele adorou. Mas ler mesmo, só algumas partes e porque eu insisti." E assim a ficha de leitura acabou por ser feita sem que o livro tivesse sido lido.

O episódio não é único. Durante a atividade de explicadora, Raquel viu repetidas vezes situações como esta em que os alunos "empurram os livros para ler com a barriga". Mas, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, a razão da falta de vontade para a leitura é menos óbvia: "O desinteresse pela leitura em livro não significa a ausência de gosto pela história, apenas preguiça de ler, talvez por falta de hábito."

LEIA MAIS AQUI



Crianças e livros: como incentivar à leitura?
A iniciativa "Ler + em Família" inserida no Plano Nacional da Leitura dá algumas pistas aos pais sobre a relação que as crianças estabelecem com os livros desde os 12 meses aos oito anos e como pode ser potenciado o gosto pela leitura. O EDUCARE.PT partilha um resumo dessas informações com os pais que nos leem.
Idades 12/24 mesesA criança já se senta sozinha e consegue agarrar e transportar o livro. Entrega o livro ao adulto para que lhe leia. Volta as páginas, primeiro, várias de cada vez, depois uma de cada vez. Interessa-se muito pelas palavras. Observa os livros. Aponta as imagens com o dedo. Consegue apontar quando o adulto pergunta onde está isto ou aquilo? Nomeia as figuras conhecidas. Intercala palavras nas histórias conhecidas. E "lê" para as bonecas e animais de peluche.

Os pais devem dispor-se a ler, sobretudo quando a criança pede. Ler e reler as palavras do livro. Conversar sobre as imagens e as cenas. Ajudar a criança a virar as páginas. Deixar a criança controlar o livro. Apontar as imagens e perguntar onde está... e deixar a criança apontar. Perguntar "o que é isto?" e dar tempo à criança para responder. Fazer pausas e deixar que a criança complete a frase. Observar a criança para a interessar sem cansar. Relacionar os livros com as experiências da criança. Usar os livros nos momentos das rotinas, hora de deitar ou banho.
Livros mais adequadosColoridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objetos em situações familiares, como por exemplo dormir, comer ou brincar. Com situações nítidas: por exemplo, pessoas ou animais a dizer adeus ou olá. Com poucas palavras em cada página, com versos e rimas engraçadas e previsíveis. De cartão grosso, de pano ou plastificados. Resistentes e laváveis.
Idades 2/3 anosA criança aprende a segurar o livro bem e a virar as páginas. Procura para a frente e para trás num livro as ilustrações que já conhece e de que mais gosta. Diz frases completas de cor. Por vezes consegue dizer histórias completas. Relaciona o texto com a imagem. Protesta quando o adulto se engana numa palavra de uma história conhecida. Lê sozinha os livros conhecidos.

Os pais devem continuar a usar os livros nas rotinas diárias. Ler na hora de ir para a cama. Dispor-se a ler a mesma história muitas vezes. Perguntar "O que é isto?" Relacionar os livros com as experiências da criança. Dar à criança papéis, lápis e canetas e incentivá-la a desenhar e escrever linhas imitando a escrita.
Livros mais adequadosColoridos, com páginas de cartão - mas também com páginas de papel. Livros cómicos. Rimas, canções e textos repetitivos que possam aprender de cor. Livros sobre: crianças e famílias; fazer amigos; alimentos; animais; camiões; carros; comboios e barcos. Livros de palavras associadas a imagens.

Idades 3/5 anosA criança já sabe segurar um livro corretamente. Voltas as páginas uma de cada vez. Ouve histórias mais compridas. Pode voltar a contar uma história conhecida. Compreende o que é o texto. Distingue histórias contadas de histórias lidas. Move o dedo ao longo do texto. Começa a conhecer as letras do alfabeto. "Escreve" o nome. Pode começar a saber ler palavras e expressões.

Os pais devem continuar a ler os livros preferidos e apresentar outros como surpresas agradáveis. Ler e reler ao ritmo do interesse. Perguntar "O que aconteceu?" Incentivar a criança a escrever e a desenhar. Deixar a criança memorizar e contar a história. Conversar sobre livros. Comparar imagens de dois livros que representam o mesmo objeto e falar sobre as diferenças de cor, tamanho, etc.
Livros mais adequadosLivros de histórias. Livros sobre crianças que são como eles e que vivem como eles - mas também livros sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida. Livros sobre ir à escola e fazer amigos. Livros com textos simples que possam memorizar. Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto ou livros de vocabulário.
Idades 6/8 anosA criança começa a decifrar o código e vai aprendendo a ler. Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos a lerem alto. O ritmo de aprendizagem varia. No início gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece. Vai conseguindo ler frases e, ao sentir os seus próprios progressos, sente-se vitoriosa. Gosta de mostrar os seus progressos.

Os pais devem manter as rotinas diárias. Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura. Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece. Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra. Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos.
Livros mais adequados Livros com imagens coloridas, muito variados: de início com pouco texto para ler sozinha e treinar a decifração; à medida que vai lendo melhor, com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases; histórias familiares; contos tradicionais; histórias de animais; informações sobre vários temas; histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias. Deixar a criança escolher os livros de que mais gosta e incentivá-la a procurar sempre novos livros.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pré-escolar visita Sea Life



É já amanhã, dia 03 de Maio, que as crianças das salas 1, 2, 3, 4 e 6 do pré-escolar irão efetuar uma visita ao Oceanário SEA LIFE.

A deslocação será feita num autocarro cedido pela CMP.

"Esta "viagem às profundezas do Oceano" SEA LIFE vai inspirar e estimular os alunos a diversos níveis: intelectual, criativo, participativo, etc". Será com toda a certeza um momento único para as crianças!

Se pretender que o seu educando participe nesta "viagem", não se esqueça de entregar a devida autorização à Educadora de Sala.

Lembramos que seria conveniente nestas visitas as crianças usarem as t-shirts ou polos que a Associação de Pais disponibiliza,  para que sejam fácilmente identificadas pelas educadoras e auxiliares.