segunda-feira, 29 de abril de 2013

Preparar a prova de Matemática do 4º ano



Hoje, recomendamos o Caderno Virtual, da Edumais, para estudo e preparação dos alunos do 4.º ano para a prova final de Matemática.
A partir desta semana, e durante três meses, a aplicação será de acesso livre e gratuito, graças a uma parceria com a Confap. Para tal, basta inserir no campo "código" a palavra "Confap".

Aqui fica a sugestão.

Para mais informações, visite a página da Confap ou a do Caderno Virtual.


Dia Internacional da Dança - 29 de abril



O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Conselho Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna.




Campanha Papel por Alimentos

Relembramos que mantemos na nossa escola a Campanha Papel por Alimentos, do Banco Alimentar.

Saiba mais, clicando aqui.

Contribua!!! 

sábado, 27 de abril de 2013

Dia Mundial da Dança

27 e 28 de abril | Praça da Ribeira | Passeio das Virtudes

Danças Latinas | Hip Hop | Zumba | Danças Africanas | Bollywood | Folclore | Baby Dance | Dança Indiana | Lindy Hop | Dança Contemporânea | Milongas de rua

Programa
27 abril | sáb | Palco Praça da Ribeira | Acesso livre

10:00 Aula Danças Latinas (oferta desportiva municipal)
11:00 Aula de Hip Hop (oferta desportiva municipal)
12:00 Aula de Zumba (oferta desportiva municipal)
15:30 Percussão - Allantatou
16:30 Danças Africanas - Allantatou

Feira de Artesanato e Afins in Douro
11:00 às 19:00 | Cais da Ribeira

Palco Passeio das Virtudes | Acesso livre
11:00 Dança Indiana (atuação)
Arena Academia de Dança
11:15 Super Aula de Bollywood
Arena Academia de Dança
15:00 Aula Aberta - Centro de Dança do Porto
16:00 Baile Europeu
Diana Azevedo

Mercado Pink Market
11:00 às 19:00 | Passeio das Virtudes

28 abril | dom | Palco Praça da Ribeira | Acesso livre
11:30 Folclore
15:30 Grupo de dança - Inatel
17:00 Milongas

Feira de Artesanato e Afins in Douro
11:00 às 19:00 Cais da Ribeira

Palco Passeio das Virtudes | Acesso livre
11:00 Baby Dance e Ballet
Arena Academia de Dança
11:30 Aula Aberta de Hip Hop
Arena Academia de Dança
15:00 Lindy Hop - Lindy Hop Porto

Mercado Pink Market
11:00 às 19:00 Passeio das Virtudes


Obs. A realização das iniciativas ao ar livre está dependente de condições climatéricas adequadas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Império das calculadoras nas aulas tem os dias contados


Novo programa de Matemática para o ensino básico valoriza a memorização como facilitadora de "tarefas mais complexas".



Com o novo programa de Matemática para o ensino básico, que entrou nesta terça-feira em discussão pública, o império das máquinas calculadoras nas salas de aulas fica com os dias contados.
Filipe Oliveira, professor da Universidade Nova de Lisboa e um dos autores do novo programa e das metas curriculares de Matemática, admitiu hoje, numa conferência de imprensa destinada a apresentar o novo documento, que a utilização de calculadoras no 1.º e 2.º ciclo para resolver operações simples tem tido efeitos “muito nefastos”, já que o aluno “recorre a uma espécie de caixa mágica onde lhe aparecem os resultados sem que chegue a compreender” a operação realizada.
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que sempre foi um crítico do uso da calculadora nos primeiros anos de escolaridade, considerou hoje que o programa ainda em vigor, aprovado em 2007, “continua a promover o uso da calculadora”, embora não seja tão benévolo como era o anterior, que está na sua base.
“Deve haver alguns limites”, defendeu Crato. “Isso não quer dizer que as calculadoras não devem usadas, mas com bom senso”, esclareceu Filipe Oliveira, frisando que “os professores, melhor que ninguém, saberão quando o uso é nefasto ou vantajoso”.
Um dos princípios que subjaz ao novo programa, que estará em consulta pública até ao dia 23 de Maio, é o da importância da memorização que, “nas últimas décadas, foi descuidada”, frisou outro dos autores do novo programa, Carlos Grosso, que é professor do ensino básio e secundário. As metas curriculares para esta disciplina, homologadas no ano passado e que definem o que um aluno deve saber nas diferentes etapas do seu percurso escolar, já o estabelecem ao definir, por exemplo, que um dos objectivos de aprendizagem no 2.º ano é o “saber de memória as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6 e do 10”. No 3.º ano é a vez das tabuadas do 7, 8 e 9.

Saber a tabuada de cor
A memorização das tabuadas de multiplicação também se encontra prevista, para estes mesmos anos, no programa ainda em vigor, mas a sua concretização não parece satisfazer os autores do documento que o irá substituir. “A memorização não é antagónica da compreensão, antes pelo contrário”, defendeu Carlos Grosso, indicando que um dos objectivos gerais do novo programa é precisamente relacionar aquele procedimento “com o aumento da disponibilidade de recursos cognitivos”.
Por exemplo, a possibilidade de compreender e resolver bem um problema matemático é muito maior quando um aluno sabe a tabuada de cor. Como a nossa “memória de trabalho tem capacidade limitada, a memorização de factos e a automatização de procedimentos permite a compreensão e concentração em tarefas mais complexas”, frisou Isabel Festas, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e uma das coordenadoras da equipa das metas, acrescentando que “hoje em dia não basta fazer bem, é preciso fazê-lo rapidamente”. 
Outra das mudanças previstas é a da inversão da tendência para a “excessiva contextualização” dos problemas. “É preciso partir do concreto, mas com a preocupação de alcançar o conhecimento abstracto das relações matemáticas. Não podemos estar sempre a desenvolver problemas demasiado contextualizados [envoltos numa história ou na descrição de situações do quotidiano], até porque as crianças acabam por se aborrecer com enunciados muito palavrosos”, defendeu Carlos Grosso. 
António Bívar, professor na Universidade Lusíada e outro dos autores do novo programa, insistiu, pelo seu lado, que os conteúdos elencados neste já estavam estabelecidos nas metas curriculares e que por isso são conhecidos dos professores desde há quase um ano. “Não há novidades”, garantiu.

Evitar “problemas falsos”
Quando o Ministério da Educação e Ciência anunciou, na semana passada, que o programa em vigor estava revogado, a presidente da Associação de Professores de Matemática (APM), Lurdes Figueiral, acusou Crato de estar a fazer “retroceder 40 anos o ensino em geral e, em particular, o da Matemática”. Segundo um dos autores do programa de 2007, João da Ponte, o  MEC está a recuperar "uma matemática muito abstracta e muito formalizada que não serve a escola e os alunos de hoje”.
Hoje, Nuno Crato desvalorizou estas críticas, frisando que o novo programa visa, pelo contrário, “modernizar o currículo”, tornando-o “mais exigente, mais claro e mais adaptado às necessidades dos dias de hoje”. O ministro acrescentou que o novo programa dá “uma grande liberdade metodológica aos professores sendo ao mesmo tempo muito claro nos seus objectivos, que é o contrário do que acontecia”. Crato justificou a sua adopção com o facto de, após este primeiro ano de aplicação ainda não obrigatória das metas curriculares, “subsistirem algumas dúvidas e incongruências pontuais” entre o que se encontra recomendado nestas e o que está recomendado no programa de 2007.
A adopção do novo programa permite “desviar de problemas falsos como as alegadas incompatibilidades entre as metas e o programa de 2007. Assim, esta questão deixa de criar problemas”, acrescentou António Bívar.
A APM anunciou em Março que iria interpor uma providência cautelar para travar a aplicação das metas curriculares da disciplina que, no próximo ano lectivo, serão obrigatórias para os alunos do 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos, alegando que estas contrariam o programa que está em vigor nas escolas. No fim-de-semana, já depois do anúncio de que este seria revogado, indicou que está ponderar apresentar uma providência cautelar com vista a impedir que tal aconteça.
O MEC conta ter a versão final do novo programa, incluindo eventuais alterações na sequência da consulta pública, concluída a 11 de Junho, para que entre em vigor já no próximo ano lectivo.



Fonte: Jornal Público

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Matrículas | Ano letivo 2013/2014

Estão já abertas as matrículas para o ano letivo 2013/2014, para o pré-escolar e o primeiro ciclo.

Deixamos-lhe toda a informação relevante sobre este assunto.

- Despacho 5048-B/2013 (Ministério da Educação e Ciência – Gabinetes do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar e do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.  Estabelece os procedimentos exigíveis para a concretização da matrícula e respetiva renovação, e normas a observar, designadamente, na distribuição de crianças e alunos, constituição de turmas e período de funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino.)
- Portal das Escolas | Matrícula Eletrónica



“Amor aos Pedaços” em cena no Teatro do Campo Alegre, dias 20 e 21 abril



Amor_aos_Pedacos
O Serviço Educativo (SE) do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, volta a apresentar “Amor aos pedaços”, uma peça de teatro sobre os afetos, com texto original de Ana Luísa Amaral, onde, de forma livre e poética, se fala dos conceitos do corpo e família, da questão das diferenças e da noção dos limites. Este espetáculo, em cena entre 18 e 21 de abril de 2013, partiu de uma encomenda do SE à autora e, após a sua estreia em 2011, resultou na publicação do livro “Como Tu” pela Quid Novi.  
“Nesta aventura, vamos falar aos pedaços. Aos pedaços de nós que já cresceram, aos pedaços de nós que ainda estão a crescer. Do nosso desenvolvimento físico, psíquico, social, faz parte um rol de “seres” que nos habitam e nos falam baixinho (por vezes muito alto), por entre todas as dúvidas do dia-a-dia do nosso crescimento. Somos confrontados com grandes mudanças e com os mais diversos conceitos e abordagens do “eu”. As diferenças vão sendo cada vez maiores, assim como, a nossa perceção e a dimensão que elas tomam. Esta, é uma estrada sempre a subir, com uma paisagem deslumbrante. “Sozinhos, mas também acompanhados, iguais, e tão diferentes”.
Pedro Almendra

“AMOR AOS PEDAÇOS”Teatro/Educação Sexual
20 e 21 de abril para Público em geral (maiores de 6 anos) às 16h00

Contato: Bilheteira
Glória Ribeiro / Paulo Vasconcelos
bilheteira@tca-porto.pt
Telef: + 351 22 6063000

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Educação "positiva" é benéfica para o comportamento


Educação "positiva" é benéfica para o comportamento

Adotar estratégias positivas ao invés de dar ordens e impor castigos às crianças que se portam mal ou, simplesmente, dedicar, de forma exclusiva, 10 minutos diários para brincar com os filhos pode contribuir para reduzir os distúrbios comportamentais nos mais novos. A conclusão é de um estudo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo programa FEDER-Compete teve como objetivo testar, em Portugal, o impacto e a eficácia do programa norte-americano "Os Anos Incríveis" em figuras parentais de crianças dos 3 aos 6 anos de idade, com problemas de comportamento como hiperatividade, défice de atenção, oposição, desafio e agressividade diagnosticados.
Ao todo, a investigação portuguesa envolveu 125 mães, pais e outros cuidadores (nomeadamente avós) de Coimbra e do Porto, indicados por pediatras, psicólogos e jardins-de-infância e que procuraram seguir as indicações deste programa, que favorece uma educação "positiva".
Desenvolvido há várias décadas nos EUA e implementado em vários países do mundo - no Reino Unido, na grande maioria dos países nórdicos e até na China, na Palestina e na Nova Zelândia - este programa "não tem formulas mágicas para uma família feliz, mas ajuda muito", garante Maria Filomena Gaspar, uma das coordenadoras do estudo iniciado em 2010 e cujos resultados são agora dados a conhecer.
De acordo com a investigadora, trata-se de "um guia que oferece aos pais um conjunto alargado de competências para cuidar melhor das crianças com características que se podem tornar desadaptativas" e que foi aplicado em Portugal depois de, entre 2003 e 2009, ter sido traduzido e adaptado à realidade portuguesa, além de aplicado voluntariamente na comunidade em grupos em situação social vulnerável. 

"Óculos cor-de-rosa" em detrimento da repreensão
A especialista em Psicologia da Educação explica que, apostando na técnica da "pirâmide invertida", bem conhecida do jornalismo, em vez de seguir pela via da repreensão e do castigo, estes pais "colocam óculos cor-de-rosa e assumem-se como 'detetives do bom comportamento'".
Tal significa, portanto, que treinam "competências como elogiar os filhos, brincar alguns minutos com eles, recompensar a criança, estabelecer regras e limites com calma e mesmo ignorar alguns dos comportamentos negativos porque uma birra não faz mal a ninguém", exemplifica Maria Filomena Gaspar. 
Os primeiros resultados do estudo português, que incluiu 14 semanas de trabalho intensivo com cada um dos grupos de pais, revelam que o programa é eficaz em Portugal, tendo-se registado a redução de sintomatologias de hiperatividade, défice de atenção, oposição e desafio, bem como agressividade e impulsividade, além de se observar um aumento das competências parentais.

Programa também ajuda na prevenção de futuros desvios
Apesar de o estudo se ter focado na intervenção em famílias de crianças com diagnóstico clínico, a investigadora acredita, em comunicado enviado ao Boas Notícias, que o programa é igualmente essencial para atuar "ao nível da prevenção de futuros comportamentos desviantes". 
"Todos os pais deveriam ter acesso gratuito ao programa nos centros de saúde, tal como têm acesso a vacinas, ou nos jardins-de-infância", defende Maria Filomena Gaspar, que considera que, ao contrário de outros países, que "apostam na prevenção e intervenção baseada na evidência, Portugal investe na remediação e na medicação, seguindo uma política errada". 
Maria Filomena Gaspar e Maria João Seabra Santos foram as primeiras investigadoras do país a dedicar-se ao estudo e implementação do programa "Os Anos Incríveis" em Portugal, com a colaboração da equipa que coordenam.
Estima-se que, atualmente, 6% a 15% das crianças apresentem sintomas clínicos de perturbações de comportamento, mas, em situação de risco social, esta percentagem aumenta significativamente, podendo mesmo atingir os 35%.

Clique AQUI para aceder ao site do programa "The Incredible Years" e para saber mais sobre este projeto (em inglês).


(Fonte: http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Educa%C3%A7%C3%A3o-positiva-%C3%A9-ben%C3%A9fica-para-o-comportamento_15308.html)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Matrícula electrónica esteve indisponível no primeiro dia do prazo de inscrições


O prazo para matricular os alunos no 1.º ano de escolaridade começou nesta segunda-feira, mas durante todo o dia o sistema que permite efectuar as matrículas via Internet manteve-se indisponível.
Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de comunicação do  Ministério da Educação e Ciência (MEC) atribuiu a falha a "um problema técnico relacionado com os certificados que permitem fazer a ligação ao Cartão do Cidadão". Para as matrículas serem realizadas via Internet, é necessário que tanto os encarregados de educação como os alunos tenham cartão do cidadão. 

O MEC garante que a área da matrícula electrónica existente no Portal das Escolas ficará disponível "em breve" para os encarregados de educação. As escolas já conseguiram ter acesso.

O sistema de matrícula electrónica foi lançado em 2011 no âmbito da “modernização dos serviços administrativos” e só se encontra disponível para as matrículas no 1.º ano do 1.º ciclo. Durante o dia de hoje, os pais que tentaram aceder a este serviço através do portal das escolas começaram por lidar com uma página de 2012, depois começou a surgir um aviso de que era impossível aceder e seguidamente foi afixada a informação de que o sistema se encontra em manutenção.
O prazo para as matrículas termina a 15 de Junho.  O pedido de matrícula também pode ser feito presencialmente nas escolas, embora o MEC tenha reafirmado, num despacho do dia 13, que “deve ser apresentado, preferencialmente, via Internet na aplicação informática disponível no Portal das Escolas”. 
O pedido de matrícula é obrigatório quando os alunos ingressam pela primeira vez na pré-escolar, no 1.º ciclo ou no ensino secundário recorrente. Depois, e até à conclusão da escolaridade obrigatória, esta é renovada automaticamente.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/matricula-electronica-esteve-indisponivel-no-primeiro-dia-do-prazo-de-inscricoes-1591370

domingo, 14 de abril de 2013

"Corrida de Sacos" - aconteceu na escola no dia 04 de abril

Foi no dia 04 de abril que tivemos na nossa escola a Farmácia da Avenida Brasil, representada pela Dra. Ana Piedade que alertou a comunidade escolar, principalmente os mais novos, para a importância da reciclagem e valorização dos medicamentos fora de uso, além de ter disponibilizado contentores para a recolha de embalagens de medicamentos fora de uso ou fora de validade.

Foram muitos os pais e crianças que aderiram a esta ação de sensibilização, contribuindo de forma positiva na nossa participação no concurso "Corrida de Sacos" da Valormed.

Deixamos aqui algumas imagens que retratam este dia na escola e o nosso MUITO OBRIGADO à Farmácia da Avenida Brasil e à Dra. Ana Piedade pela total disponibilidade e ajuda nesta ação.









sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vamos ao Bairro dos Livros - 13 de abril



Deixamos aqui uma sugestão para o seu sábado - Vamos ao Bairro dos Livros.



BAIRRO DOS LIVROS - "LER É AGITAR"
1° aniversário | +info: http://www.facebook.com/bairrodoslivros
PROGRAMA:
12h00 * “TERAPIA ATRAVÉS DO CONTO”
LIVRARIA UNICEPE
Pr. Carlos Alberto, 128A
Oficina de Escrita Criativa por Claúdia Almeida (Oficina da Psicologia)
Inscrição Gratuita
15h30 * Leitura do Conto
LIVRARIA MOREIRA DA COSTA
Rua de Avis, 30
15h00 * “OFICINA DE RECITAÇÃO”
AUDITÓRIO PINC
Pr. Coronel Pacheco, 2
Oficina de declamação de Poesia por Nuno Meireles
Inscrição: cultureprint@gmail.com
18h30 * Performance Poética pelos alunos da Oficina
LIVRARIA INCM
Pr. Gomes Teixeira, 1 a 7
16h30 * “OS LIVROS QUE AGITARAM A MINHA VIDA”
Tertúlia com Alípio de Freitas + Camilo Mortágua
[apr. Paulo Esperança: AJA NORTE]
CAFÉ PROGRESSO
Rua Actor João Guedes, 5
Leituras por: Judite almeida e Ana Afonso
Música por: Helena Sarmento, Manuel Magalhães, Ana Afonso e Fernando Lacerda
20H * O BAIRRO FAZ UM ANO!
CASA JARDIM - PINC
Pr. Coronel Pacheco, 2
JANTAR VOLANTE + DJ RÁDIO MANOBRAS
(jantar não gratuito)
21H * ESPETÁCULO DE DANÇAS AFRICANAS
por Grupo de Dança Eva Azevedo
e Percussão por Grupo Paulo das Cavernas
21H30 * LANÇAMENTO DE LIVRO
O BARULHO DO TEMPO
de Vanessa Ribeiro Rodrigues
Performance Poética por Celeste Pereira + Flávio Hamilton
BOSSA NOVA por Tete Chrystine e Rui David
22H15 * PARABÉNS BAIRRO DOS LIVROS
23H * DJ’S RÁDIO MANOBRAS
00H30 * FESTA NO CONTAGIARTE
Depois Das 0h a Festa continua no Bar Contagiarte

Simpósio "Music, Poetry and the Brain - 25 de maio na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa


Helena Rodrigues numa sessão de «Música de Colo», actividade do Laboratório de Música e Comunicação para a Infância, em Lisboa (créditos: Susana Lage)

Helena Rodrigues numa sessão de «Música de Colo», actividade do Laboratório de Música e Comunicação para a Infância, em Lisboa (créditos: Susana Lage)
Estudos recentes sobre a actividade cerebral comprovam que a interacção com a música pode influenciar acções cognitivas que não estão directamente relacionadas com ela, principalmente nas gerações mais jovens. O córtex cerebral organiza-se à medida que nos envolvemos em diferentes actividades musicais e as capacidades relacionadas com esta área adaptam-se a outro tipo de acções com um processo cognitivo semelhante.
Estudos sobre estes temas serão apresentados no simpósio«Music, Poetry and the Brain», organizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e pelo Goethe- Institut, a realizar no dia 25 de Maio, na Reitoria da UNL. A programação, não direccionada apenas a especialistas em música ou neurociência, está a ser coordenada por Armando Sena (Lisboa) e Robert Zatorre (Montreal).
As investigações mostram que a música e o discurso oral partilham uma série de sistemas de processamento cognitivo, pelo que as experiências musicais melhoram a percepção da linguagem, o que por sua vez facilita a aprendizagem da leitura.

Experiências com crianças de oito anos com apenas oito semanas de educação musical demonstraram que havia melhorias na cognição perceptual quando comparadas com o grupo de controlo. O envolvimento activo com a música aguça a capacidade cerebral para registar sons linguísticos.
O discurso oral faz um uso extensivo da audição dos padrões estruturais que se baseiam nas diferenças do timbre entre fonemas. A educação musical desenvolve capacidades que melhoram a percepção destes padrões, que, por sua vez, são fundamentais para desenvolver a atenção fonológica e aprender a ler com sucesso.

"Desenvolvimento cognitivo não existe
sem desenvolvimento sensorial e motor"
Tocar um instrumento ajuda a melhorar a capacidade de recordar as palavras através do desenvolvimento da região temporal esquerda do cérebro. O mesmo estudo realizado com crianças de oito anos demonstrou que os participantes com educação musical fixaram mais 17 por cento da informação do que aqueles que não tinham educação musical.

Helena Rodrigues, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especialista em psicologia da música explica que “o desenvolvimento cognitivo não existe sem desenvolvimento sensorial e sem desenvolvimento motor. A música apresenta um forte potencial em termos de estimulação a este nível”.
Afirma também “que não se pode falar em desenvolvimento cognitivo sem considerar também o desenvolvimento social. E aqui, a música apresenta também todo um potencial de transformação capaz de ajudar crianças com necessidades educativas especiais – quer as que apresentam dificuldades de aprendizagem como as sobredotadas, que são também especiais”.
A especialista refere que “em Portugal há vários estudos realizados nesta área. Não posso deixar de destacar o trabalho realizado no Laboratório de Música e Comunicação na Infância do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas que, não obstante ser um equipamento recente, conta já com duas teses de doutoramento muito relevante no âmbito do estudo do desenvolvimento musical na infância”.

Está também a decorrer o Projecto Opus Tutti que tem um carácter musical significativo, “voltado para a infância e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian”.

No entanto, continua a faltar investimento na educação musical no nosso país. “A educação pré-escolar e o primeiro ciclo de escolaridade são a altura em que se aprende mais e mais depressa. Por isso, deveria haver um investimento muito maior na educação e no apoio social que é dado a esta faixa etária”. A investigadora diz não ter dúvidas que “uma cuidada educação musical nos primeiros anos de vida pode ser um factor extremamente relevante para a promoção do sucesso educativo e do bem-estar social”.




quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo cria grupo de trabalho para analisar o pré-escolar



O Governo criou um grupo de trabalho com o objetivo de "ponderar futuros desenvolvimentos do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar", e que terá 60 dias para apresentar um relatório que analise o impacto do programa.
A decisão consta do despacho conjunto do secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e do secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, em representação, respetivamente, do Ministério da Educação e Ciência, e do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, publicado na segunda-feira em Diário da República.

De acordo com o despacho, a missão do grupo de trabalho agora criado será a de "analisar e identificar os impactos da implementação e os procedimentos inerentes do atual Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, promovendo a audição da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da União das Misericórdias Portuguesas, da União das Mutualidades Portuguesas e de outros organismos que se entendam indispensáveis".

O texto legal publicado em Diário da República sublinha a cooperação entre os dois ministérios, "fundamental à necessária expansão e desenvolvimento da rede nacional de educação pré-escolar", mas reconhece que "também os municípios têm vindo a representar um papel relevante, designadamente, no que concerne a recursos materiais para uma melhor operacionalização" do programa em causa.

O grupo de trabalho tem 60 dias, a contar da data de publicação do despacho, para apresentar um relatório com "análise de impactos" deste programa.

O representante do Instituto da Segurança Social será o coordenador do grupo de trabalho, composto por mais dois elementos, um em representação da Direção-Geral da Segurança Social e outro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

"O Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar (...) visa apoiar as famílias na tarefa da educação da criança, proporcionando -lhe oportunidades de autonomia e socialização, tendo em vista a sua integração equilibrada na vida em sociedade e preparando-a para uma escolaridade bem-sucedida, nomeadamente, através da compreensão da escola como local de aprendizagens múltiplas", explica-se no texto do despacho.
http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=D3F0F7CB0A6E7662E0400A0AB8005E7A&opsel=1&channelid=0

terça-feira, 9 de abril de 2013

Formação musical precoce aumenta desenvolvimento cerebral



A aprendizagem de um instrumento musical antes dos sete anos de idade aumenta significativamente o desenvolvimento cerebral revela um estudo publicado “Journal of Neuroscience”.

O estudo conduzido pelos investigadores da Concordia University, nos EUA, demonstrou que a aprendizagem de um instrumento, durante os seis e os sete anos de idade, tem efeitos benéficos no desenvolvimento do cérebro e produz alterações duradouras nas capacidades motoras e na estrutura cerebral. “ A aprendizagem de um instrumento requer a coordenação das mãos e de um estímulo visual ou aditivo. A prática de um instrumento antes dos sete anos aumenta, provavelmente, a normal maturação das ligações entre regiões motoras e sensoriais do cérebro”, revelou, em comunicado de imprensa, a líder do estudo, Virginia Penhune.

De forma a chegar a estas conclusões, os investigadores submeteram 36 músicos a uma tarefa de movimento tendo posteriormente realizado ressonâncias magnéticas aos seus cérebros. Metade dos participantes tinham iniciado a sua formação musical antes do sete anos, enquanto a outra metade começou mais tarde. No entanto, todos os participantes tinham os mesmos anos de experiência. Estes dois grupos de músicos foram também comparados com indivíduos que tinham tido pouca ou nenhuma formação musical.

Quando os investigadores compararam as capacidades motoras dos dois grupos de participantes verificaram que os músicos que começaram a aprender mais cedo eram mais precisos. Relativamente à estrutura do cérebro, o estudo apurou que os músicos que começaram a ter formação musical precoce apresentavam um aumento numa zona específica da substância branca que é constituída por fibras nervosas que ligam as regiões motoras esquerda e direita do cérebro. Quanto mais cedo a formação musical era iniciada maior era a ligação entre as duas regiões.

As ressonâncias magnéticas mostraram que não havia diferenças entre os indivíduos que não tinham aprendido música e os que tinham iniciado a sua formação numa idade mais tardia. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento cerebral ocorre precocemente ou então não ocorre de todo.

“Este estudo é importante na medida em que demonstra que a aprendizagem de um instrumento musical é mais eficaz em idades precoces, porque existem determinados aspetos da anatomia do cérebro que são mais sensíveis a alterações nestas idades”, explicou, o co-autor do estudo, Robert J. Zatorre.

“Verificámos que os músicos que iniciam a formação precocemente apresentam algumas capacidades específicas e alterações no cérebro. Contudo, isto não faz deles, necessariamente, melhores músicos. O desempenho musical é uma capacidade, mas também envolve comunicação, entusiasmo, estilo e outras tantas coisas que não se medem. Assim, iniciar a aprendizagem musical precocemente pode ajudar à genialidade de um músico, mas não faz dele um génio”, conclui a investigadora.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.


sexta-feira, 5 de abril de 2013

PT DÁ AULAS INTERATIVAS DE MATEMÁTICA A CRIANÇAS E JOVENS

A Fundação PT associou-se à Khan Academy e disponibiliza gratuitamente conteúdos educacionais de vídeo em português, com recurso às novas tecnologias e à internet.

Alunos, pais, professores e curiosos já podem aceder a 70 vídeos de matemática disponibilizados pela Fundação PT para desenvolver o seu conhecimento sobre a matéria. Os conteúdos, produzidos pela Khan Academy, estavam originalmente em inglês e, através de uma parceria com esta organização sem fins lucrativos, a Fundação PT está a adaptá-los para a língua portuguesa. Para tal, conta com a certificação da Sociedade Portuguesa de Matemática.

As aulas em vídeo são narradas por Rogério Martins, professor de matemática, mas também foram vários os quadros da PT que deram voz a este projeto, em regime de voluntariado.

Aqui fica um, de muitos vídeos:


terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil

Neste Dia Internacional do Livro Infantil deixamos aqui uma história contada pela narradora oral Clara Haddad http://www.youtube.com/watch?v=vgqmvsDfGyI

E tenham um excelente Dia!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nova imagem da APAIS


Chegou o momento da APAIS apresentar o seu novo logótipo, desenvolvido com base no desenho vencedor do Concurso Criação Logótipo APAIS realizado no passado ano letivo.

O processo de desenvolvimento criativo deste novo logótipo foi envolvente e desafiante, pois não queríamos perder os elementos chave presentes no logótipo vencedor do Concurso Criação Logótipo da APAIS, mas teríamos que ter um logo fácil de aplicar nos diferentes suportes que utilizamos e que remetesse simultaneamente para aquilo que a APAIS desenvolve junto da comunidade escolar.

Este foi, sem dúvida, o resultado ideal e por isso o partilhamos aqui consigo com a certeza de que irá gostar tanto quanto nós!