BACLE - Bateria de Avaliação de Pré-Competências da Leitura e da Escrita dá indicações do desenvolvimento dos alunos. Educadores e professores têm assim noção do caminho a seguir em cada turma. | ||
Quando deixam a pré-escola, muitas crianças já reconhecem letras e escrevem o nome. Essas aprendizagens têm de ser encaixadas e geridas pelos professores do 1.º ciclo para que os mais pequenos continuem motivados no início do seu percurso escolar. Os docentes realçam a importância das atividades de desenvolvimento da consciência fonológica, as brincadeiras com sons e palavras. O doutorado na área da dislexia e professor Rafael Silva Pereira criou a BACLE - Bateria de Avaliação de Pré-Competências da Leitura e da Escrita para avaliar em que nível de desenvolvimento se encontram os mais pequenos. A utilização desta ferramenta, na sua opinião, pode fazer a diferença entre o fracasso ou o sucesso escolar. Isabel Cabral, professora do 1.º ciclo do ensino básico, nota discrepâncias na leitura e na escrita dos meninos e meninas que passam do pré-escolar para a escola primária. Há os que dominam a leitura e há os que não reconhecem as vogais. O cenário muda na escrita. "Muitos alunos apresentam uma motricidade fina pouco desenvolvida, sendo necessário recorrer ao trabalho de grafismo, e mesmo os que dominam a leitura, poucos são os que dominam a escrita", conta. A experiência mostra-lhe que as aprendizagens adquiridas no ensino pré-escolar variam muito, os conhecimentos são variados e dispersos e, por isso, a continuidade do trabalho no 1.º ciclo não é assim tão linear. Os professores têm de começar do zero, apresentar letra por letra. "Se a leitura e a escrita é algo que preocupa no início da escolaridade obrigatória, mais preocupante é a não existência ou inconsistência de motricidade fina (que permite usar corretamente material de escrita, tesoura e outros), tornando-se uma barreira urgente a ultrapassar", refere. Para Isabel Cabral, os conhecimentos prévios da leitura e escrita são importantes, mas de uma forma "simples e nivelada". Até porque, na sua opinião, a entrada no 1.º ciclo é a fase em os processos de escrita e leitura se devem iniciar de forma sistematizada. "A nível do ensino pré-escolar, considero ser mais proveitoso para as crianças um trabalho intenso a nível da fonética do que propriamente a nível da escrita/leitura, assim como um trabalho mais cuidado a nível do desenvolvimento da motricidade". Cláudia Caseiro é professora do 1.º ciclo há nove anos, sempre no ensino privado. Em seu entender, o trabalho feito no pré-escolar é útil para as aprendizagens no 1.º ciclo. A realidade que lhe passa à frente dos olhos revela-lhe crianças com contacto com a escrita e conscientes da sua importância para o dia a dia. Crianças que sabem escrever e identificar os seus nomes e bocadinhos de palavras, que reconhecem as letras do abecedário, que gostam que lhe sejam lidas histórias. "Já tive três turmas do 1.º ano e, em todas elas, havia pelo menos uma criança que já lia - tendo aprendido autonomamente". "É notória a diferença no desenvolvimento da consciência fonológica nas crianças nesta idade, sendo que as que a têm mais desenvolvida aprendem a ler e a escrever com mais facilidade." Reconhecer todas as letras antes de entrar para o 1.º ciclo não é fundamental. Cláudia Caseiro defende que é mais importante que as crianças, no pré-escolar, realizem atividades de desenvolvimento da consciência fonológica, associem oralmente palavras iniciadas ou terminadas pelo mesmo som, dividam palavras em sílabas batendo palmas, que brinquem com sons e com as palavras. Há hábitos, no entanto, que custam a perder. "No pré-escolar são trabalhados grafismos, mas apercebo-me que muitas crianças, quando chegam ao 1.º ano, desenham as letras no sentido inverso. É muito difícil para algumas perderem esse ‘vício' e há as que terminam o 4.º ano escrevendo as letras incorretamente, com caligrafias menos legíveis, apesar de todos os esforços", comenta. Rafael Silva Pereira, doutorado na área da dislexia e professor - atualmente diretor pedagógico da Associação Ester Janz e professor da cadeira de Dificuldades Específicas de Aprendizagem no Mestrado em Educação Especial na Escola Superior de Educação Almeida Garrett - verificou que os instrumentos validados na literatura portuguesa para avaliar, em conjunto, as pré-competências de leitura e escrita, antes do início da aprendizagem formal, eram escassos. Com vontade de criar um mecanismo inovador que possibilitasse uma avaliação e intervenção eficazes neste âmbito criou, com ajuda de Rita Rocha, aluna de mestrado, a BACLE - Bateria de Avaliação de Pré-Competências da Leitura e da Escrita, que já se encontra na terceira edição. A BACLE nasceu com três objetivos essenciais. Avaliar pré-competências de leitura e escrita em crianças do pré-escolar a iniciar o 1.º ano de escolaridade ou com dificuldades de aprendizagem, identificar o estádio de desenvolvimento das crianças ao nível das pré-competências adquiridas para o início da leitura e escrita, e validar um instrumento prático no âmbito da avaliação de pré-competências para início de leitura e escrita. "É uma mais-valia para que educadores e professores percebam em que estádio estão os seus alunos ao longo do ano", adianta ao EDUCARE.PT. Uma mais-valia para que percebam atempadamente qual o caminho a seguir e detetem quais as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita logo no início do percurso escolar. "A BACLE permite assim avaliar a perceção, a produção, a retenção e a simbolização segundo indícios de pré-linguagem, pré-leitura e pré-escrita", sublinha o responsável. "É muito importante numa turma onde se encontram 30 alunos que o professor perceba se pode começar a aplicar determinada aprendizagem", refere. Nesse sentido, a BACLE apresenta um conjunto de exercícios relativos à maturidade percetiva subdividida em perceção auditiva, visual, dominância lateral e reconhecimento dessa dominância, abordando assim o esquema corporal, a orientação espaciotemporal incluindo a identificação em si, a identificação do outro e a posição no espaço gráfico. A "bateria" aborda também o desenvolvimento motor e a motricidade fina, bem como a linguagem oral subdividida em compreensão oral, consciência fonológica e expressão oral. A "bateria" afere competências, em que estádio de desenvolvimento o aluno se encontra, mais do que definir percentis. "Apesar de este instrumento ter como finalidade uma avaliação global de pré-competências que se interligam umas com as outras, podemos avaliar apenas as áreas consideradas emergentes ou fracas de acordo com os objetivos da avaliação". "Podemos ainda aplicar a BACLE em outras faixas etárias, desde que se perceba que o aluno, independentemente do seu ano de escolaridade, apresenta dificuldades", acrescenta. Rafael Silva Pereira garante que a BACLE está a ter muita procura em Portugal e não só. O Brasil tem também utilizado esta "bateria". E não é apenas a comunidade educativa que a utiliza, mas também terapeutas da fala e psicólogos. O responsável já pediu uma reunião ao Ministério da Educação e Ciência para abordar o assunto, nomeadamente a adoção da BACLE por parte de educadores e professores. (Fonte:Educare.pt) |
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Há uma “bateria” que avalia competências de leitura e escrita
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Parceria APais | Toda a Prova
No âmbito da parceria da APais Nevogilde com a Toda a Prova, aqui fica toda a informação relativa à oferta do Programa de Verão elaborado especialmente para os Associados da nossa APais.
Para ler o flyer promocional, clique aqui.
Para obter o programa completo de atividades, clique aqui.
Para obter a ficha de inscrição, clique aqui.
Leia cuidadosamente todos estes documentos onde poderá ver esclarecidas as condições de participação neste programa.
Se ainda assim subsistirem dúvidas ou questões, envie-nos um email.
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Pode ainda consultar os programas genéricos de Verão oferecidos pela Toda a Prova a que, por ser Associado da APais Nevogilde, tem acesso a preço de protocolo (questões sobre estes programas devem ser dirigidas diretamente à Toda a Prova).
terça-feira, 28 de maio de 2013
"A não gratuitidade das AEC seria desvirtuar o sistema"
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segunda-feira, 27 de maio de 2013
Estarão os livros infantis a incutir o materialismo nas crianças?
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Semana da Leitura no Centro Escolar S. Miguel de Nevogilde
É já na próxima semana que se inicia na nossa escola a Semana da Leitura e Feira do Livro.
A Escola proporciona a todas as crianças uma semana preenchida com várias atividades dinamizadas por escritores, designers, ilustradores, pintores, professores, encarregados de educação e familiares em horário letivo.
Deixamos aqui o programa planeado para a semana:
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Crianças: Educação física reduz risco de obesidade
Aumentar a duração das aulas de educação física pode reduzir a probabilidade de as crianças virem a sofrer de obesidade. A conclusão é de um novo estudo desenvolvido por investigadores norte-americanos que, pela primeira vez, traz evidências acerca do impacto direto destas aulas no peso dos estudantes do ensino primário e básico.
A investigação foi levada a cabo por John Cawley, professor da Cornell University, nos EUA, que trabalhou em conjunto com dois colegas de outras instituições de ensino universitário na análise de dados do Early Childhood Longitudinal Study, Kindergarten-Cohort (ECLS-K).
Trata-se de um estudo que recolheu números acerca da saúde e dos hábitos de recreio de uma amostra representativa de alunos desde o jardim de infância até ao 5º ano de escolaridade entre 1998-98 e 2004.
A decisão de estudar esta questão surgiu na sequência do facto de, considerando os elevados números de obesidade nos EUA, muitas organizações daquele país terem começado a defender o aumento da duração das aulas de educação física, recomendando que as crianças com idade até 17 anos passassem pelo menos uma hora por dia a fazer exercício físico.
Aulas mais longas podem ser arma contra a obesidade
De acordo com este estudo, aulas de educação física mais longas podem, de facto, ser uma boa solução no combate à obesidade infantil, pelo que Cawley e os colegas recomendam que, no caso norte-americano, os estados que estejam empenhados em reduzir este flagelo aumentem "a duração obrigatória das aulas de educação física".
Para chegar a esta conclusão, os investigadores compararam o peso e o índice de massa corporal dos estudantes que integraram o ECLS-K estado a estado e concluíram que acrescentar 60 minutos por semana de educação física à carga horária dos alunos reduziu o risco de obesidade entre os estudantes do 5º ano em 4,8%.
O trabalho dos especialistas norte-americanos revelou, porém, diferenças nos efeitos obtidos através do aumento da duração das aulas de educação física consoante o género: este aumento mostrou ser mais benéfico para os rapazes (reduzindo significamente o seu peso), não apresentando impacto significativo no peso das raparigas.
Segundo os investigadores, esta diferença pode dever-se ao facto de, para os rapazes, a educação física ser, muitas vezes, complementada com outras atividades extracurriculares que incentivam ao exercício (como os desportos coletivos praticados fora da escola), ao passo que, para as raparigas, a educação física parece "substituir" a necessidade desse tipo de atividade em vez de a complementar.
De realçar que a equipa constatou também, ao longo do estudo, que passar mais tempo nas aulas de educação física não teve, em qualquer medida, consequências negativas ao nível do desempenho escolar nas outras disciplinas.
Fonte: boasnotícias.sapo.pt
segunda-feira, 20 de maio de 2013
25 de Maio - Evento Solidário a favor da "Associação Casa do Caminho
Deixamos aqui o convite para participar no evento Conversas com Pais na Rede, no dia 25 de maio das 10h às 18.30h.
São várias as atividades, sendo que às 11h realiza-se a Hora do Conto, que contará com a dinamização do Prof. Francisco Guimarães (prof. da AECs de musica no pré-escola na nossa escola).
O evento pretende também recolher produtos ( Consultar lista ),para ajudar a Associação Casa do Caminho (http://www.casadocaminho.pt/).
Para mais informações, siga o link https://www.facebook.com/events/172562379569543/.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Parceria APais | Ekilibrium
Mais uma parceria que a APais estabeleceu, desta vez com o Ekilibrium, Centro de Aprendizagem, Saúde e Desenvolvimento. Leia aqui todas as informações e contacte o Ekilibrium dizendo que é Associado da APais Nevogilde para obter condições especiais.
***
No
nosso dia-a-dia, enquanto pais, educadores e professores
confrontamo-nos com uma série de problemáticas para as quais não temos
resposta ou que nos suscitam muitas dúvidas. O Ekilibrium -Centro
de Aprendizagem, Saúde e Desenvolvimento- é constituído por uma equipa
multidisciplinar especializada (psicólogos, terapeutas da fala,
terapeutas ocupacionais e professores) que dá resposta a esta
necessidade.
Problemáticas mais frequentes na infância:
• Dificuldades de Aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia)
Como identificar e intervir? Qual a legislação em vigor? Medidas e apoios?
• Problemas de Atenção/Concentração/Hiperactividade
Como diagnosticar? Quando medicar? Como podem os professores ajudar? Estratégias mais eficazes?
• Problemas de Comportamento (birras, desafio, oposição)
Quais as práticas educativas mais adequadas? Castigos e recompensas? Quando e como?
• Alterações do Sono (dificuldade em adormecer, pesadelos e terrores nocturnos)
Como agir? Rituais adequados de adormecimento? Necessidade de autonomia no sono?
• Enurese e encoprese
Urinar na cama até que idade? Qual o treino adequado? Como agir?
• Problemáticas emocionais (reativas a transições como separação/divórcio dos pais, luto, mudanças de escola…)
Durabilidade dos sintomas? Tipos de guarda? Como falar com as crianças?
• Problemáticas do desenvolvimento e problemáticas relacionais
Que tipo de atraso? Autismo ou Asperger? Legislação em vigor? Medidas de apoio? Tipos de intervenção?
• Outras problemáticas (bullying, isolamento, timidez, dificuldade em fazer amigos)
Contactos:
Rua Cândida Sá de Albergaria, 120
4150-183 Foz do Douro, Porto
22 610 05 23
93 610 74 75
93 443 77 30
ekilibrium.psi@gmail.com
Clique aqui e veja o flyer promocional.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Vida Norte - último dia de recolha amanhã, dia 17
Termina amanhã, dia 17, a recolha de produtos para a Vida Norte.
A Vida
Norte está neste momento com falta de produtos de
higiene para os bebés e famílias acompanhadas,
nomeadamente: fraldas,
creme para assaduras, pasta
de dentes, escovas de dentes, leites adaptados,
toalhitas e discos de amamentação, ainda pode ajudar!
Dia Internacional dos Museus - 18 de maio
Sob o tema Museus (Memória +Criatividade)= Mudança Social celebra-se no dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus.
Coincidindo
no mesmo dia, a celebração do Dia Internacional dos Museus e da Noite
dos Museus é uma oportunidade para diversos museus, através muitas
actividades, se mostrarem como espaços de memória e celebrarem a
criatividade e a inovação em estreito convívio com os seus públicos.
Consulte o programa aqui
quarta-feira, 15 de maio de 2013
ENSINO ARTICULADO – Alunos do 4ºANO
É com satisfação que comunicamos que o nosso agrupamento poderá vir a constituir, no ano letivo de 2013/2014, uma turma do 5º ano com Curso Básico de Música com Regime Articulado com a Escola de Música Óscar da Silva, de Matosinhos.
Consideramos que se trata de uma oportunidade única para, de uma forma integrada no ensino estatal, proporcionar o ensino da música aos nossos lhos. Informamos os interessados, que deverão efetuar uma pré-inscrição na secretaria da Escola de Música Óscar da Silva até ao dia 21 de Junho, bem como mencionar essa vontade na cha de inscrição para o 5º ano da EB 2,3 Francisco Torrinha, junto da Professora do seu fi lho.
Clique aqui para ver o folheto da Escola de Música Óscar da Silva, relativo ao Ensino Articulado.
Documentos necessários: fotocópia do Cartão de Cidadão | B.I. | NIF
15 de maio - Dia Internacional da Família
O Dia Internacional da Família é celebrado desde 1994.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família.
Esta celebração vem destacar:
- A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
- Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
- Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
- Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
Uma família numerosa.
A família alargada.
Um bom Dia da Família!
(Ilustrações de Monica Carretero)
terça-feira, 14 de maio de 2013
MEC garante que pais não terão que pagar AEC
O Governo garantiu que os pais não serão chamados a pagar as atividades de enriquecimento curricular dos alunos do 1.º ciclo e apresentou a pais e municípios a alteração do modelo, que vai reforçar o estudo acompanhado. | ||||||
"Todo o período diário será dividido em duas partes, uma primeira assegurada pelo ministério até às 16:30 e outra parte designada por atividades de enriquecimento curricular (AEC), que será assegurada pelas várias entidades promotoras que já estão previstas neste momento. As famílias não terão que pagar pelas AEC e a inscrição continua a ser facultativa", resumiu o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho. Atualmente as AEC consistem num período de duas horas, entre as 15:30 e as 17:30, preenchido por atividades como inglês, educação física, entre outras, assegurado pelos municípios. Depois de ter sido avançada a hipótese de os pais serem chamados a pagar metade das AEC, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, chegou a afirmar que essa era uma hipótese que não estava excluída, ainda que não fosse objetivo do Ministério levar os pais a custear 50% dessas atividades. Na quinta-feira, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) esclareceu que não caberá aos pais qualquer pagamento das AEC no âmbito do processo de reformulação destas atividades, que está a ser discutido com pais e municípios. No final da reunião que decorreu na passada quinta-feira no Ministério da Educação e Ciência (MEC) com a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), o secretário de Estado afirmou que com esta alteração ao modelo a hora entre as 15:30 e as 16:30 passa a ser responsabilidade do Ministério, vai centrar-se no estudo acompanhado e será assegurada por professores. Esses professores, acrescentou, poderão ser docentes em situação de horário-zero (sem componente letiva atribuída), "numa lógica de preenchimento de horários", uma situação que atualmente já acontece "pontualmente". João Grancho referiu ainda que a matriz curricular do 1.º ciclo se vai manter inalterada, podendo apenas haver lugar a uma "adaptação das áreas disciplinares" devido ao reforço do estudo acompanhado. O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário garantiu ainda que se vai manter a oferta de inglês "na lógica das AEC", mas à saída da reunião o presidente da CONFAP, Jorge Ascensão, disse aos jornalistas que tinha ficado em aberto a integração do ensino do inglês na componente curricular. "O MEC está empenhado em reforçar o acompanhamento ao estudo dos alunos, numa perspetiva do sucesso escolar. As AEC ficarão num plano que será feito ao nível dos agrupamentos, mas numa oferta idêntica ao que tem acontecido", declarou Jorge Ascensão. O MEC recebeu igualmente a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para discutir esta mesma questão e apresentar a proposta de alteração ao modelo. (Fonte: Lusa / EDUCARE | 2013-05-13) |
Cantinho da Filosofia: Criação conjunta de uma história
Partilhamos aqui um texto que resultou das sessões de filosofia realizadas nas AECs do pré-escolar.
Exercício - Criação conjunta
de uma história
Este exercício ocupou-nos três sessões que consistiram no visionamento e diálogo sobre um pequeno
filme de animação inspirado no conto de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”,
na criação conjunta de uma história a partir das ilustrações desse mesmo conto e na ilustração
pelas próprias crianças das suas passagens preferidas.
Os desenhos das crianças serão brevemente afixados numa parede
da escola.
Ao criarem uma história em conjunto as crianças são levadas
a interpretar à sua maneira as imagens que lhes vão sendo mostradas,
encontrando vários sentidos e implicações dessa sequência de imagens,
imaginando caminhos e desfechos alternativos para a “sua história”, encontrando
diferentes explicações e dando a sua opinião para o que vai acontecendo.
O que vai acontecer a
seguir?; Por que é que a flor está triste?; “O menino faz bem em ir atrás do
bichinho? Porquê?”. São algumas das perguntas que fazem com que as crianças
pensem de diferentes ângulos sobre a história que vai sendo criada por elas levando-as
a sugerir hipóteses, a avançar explicações, a justificar aquilo em que
acreditam, a concordar ou a dicordar de um amigo, etc.
Desta forma conseguimos que as crianças vivam intensamente a
história, prestem atenção ao que vai acontecendo, se ouçam umas às outras (pois
aquilo que um amigo diz terá importância real para o desenrolar da “sua
história”) e ganhem gradualmente confiança nas suas próprias capacidades de
raciocínio ao sentirem que as suas ideias são bem acolhidas pelo grupo de
amigos e que o seu esforço de colaboração e diálogo lhes traz resultados
palpáveis: uma história real criada por
elas próprias.
Seguem-se as histórias criadas pelos três grupos do
pré-escolar de “Nevogilde a partir deste desafio lançado por José Saramago:
Quem me dera saber
escrever histórias para crianças, mas nunca fui capaz de aprender… e tenho
pena.
Quem sabe se um dia
virei a ler esta história escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita. (José Saramago)
Aqui estão três versões da tua história, José!
“A Flor Enorme”
Autores: (Grupo A)
1 – Um senhor está a
beber vinho sentado à mesa e a escrever. Os livros estão todos no sítio, atrás
dele, sem ele mexer.
A luz ao lado pode ser
do sol ou da lanterna.
2 – Um menino está à
janela. Está triste porque o pai e a mãe foram-se embora para outro sítio.
3 – Agora o menino foi
lá para fora e está a correr. Deve estar à procura do pai e da mãe.
4 – Está a escorregar
para um túnel, ou para um puf, ou para o sol. Mas não deve ser o sol porque o
sol não tem letras.
5 – O menino agora
está gigante, ou então estamos muito perto da cara. Está a tocar na flor com o
dedo.
O pau da flor é uma
pista parecida com um escorrega.
6 – A flor aqui está
triste pois não tem água para beber nem sol para crescer.
7 – É por isso que o
menino vai dar água à flor com as mãos, como no filme. Aqui (no livro) ela
também ficou enorme. No filme a flor era mais gira.
Se calhar é a mesma
flor.
E se calhar é o mesmo
menino.
Fim.
“O senhor velhinho, a menina e a
flor”
Autores (Grupo B)
1 - Um senhor
velhinho, com cabelo branco e óculos na ponta do nariz, está sentado numa
cadeira a escrever.
2 – Tem uma luz para
escrever e um copo de água para beber se tiver sede.
Também tem jornais,
uma cortina atrás dele e uma persiana com uma fada a olhar para ele.
3 – Numa mão tem
papéis e na outra tem uma caneta.
4 – Uma menina está à
janela a olhar lá para fora.
5 – Agora a menina foi
lá para fora e está a correr por uma ponte ou por uma estrada. Em cima dela
está um ferro enorme que deve ser uma caneta a escrever a num papel.
Deve ser a caneta do
senhor velhinho!
6 - A menina correu
até à floresta.
7 – Aí há flores
tristes ou murchas no chão.
Se estão tristes é
porque estão sozinhas e se estão murchas é porque estão com sede. Mas pode ser
as duas coisas.
8 – A menina
escorregou pelo pé da flor que é a estrada e agora está a correr.
9 – Olhou para a flor
que está a morrer e pôs-lhe o dedo em cima.
10 – Para salvar a
flor a menina foi a correr buscar água com as mãos e agora a flor está a
crescer muito porque a menina lhe deu água. A flor ficou gigante.
11 – A mulher e o
homem do desenho são o pai e a mãe da menina. Estão muito tristes e a chorar
porque não encontram a filha.
12 – Todos foram à
procura da menina para a floresta.
13 – Encontraram a
menina e ela tinha uma pétala em cima. Ou então era uma folha. Foi a flor que a
pôs em cima para a menina não ter frio, como no filme que vimos na outra aula
de filosofia.
14 – O avô da menina
deixou-a ir para casa às suas cavalitas porque estava muito contente por a ter
encontrado. A menina está a rir muito porque está muito feliz.
Fim.
“O menino e a Flor”
Autores (Grupo C)
1 – Um senhor está a
pintar um quadro. Esse senhor chama-se Francisco.
2 – Está sentado à
mesa a beber água.
3 – O Diogo (um
menino) está à janela e o Franscisco está a ver um envelope que lhe enviaram.
4 – O Diogo está a ver
uma menina a correr. Chama-se Maria e é sua irmã.
5 – A Maria está a
correr na ponte e o Diogo foi ter com ela a escorregar na Flor que era mágica.
6 – O Diogo colou uma
coisa num papel que era uma cidade, uma floresta ou uma montanha.
7 – Agora o Diogo está
a olhar para uma flor que está murcha no chão.
Esta flor é o
escorrega que o Diogo desceu para ir ter com a Maria.
8 – Esta página tem
uma cidade, tem o nosso planeta e tem uma flor. O Diogo dá água à flor por um
tubo muito grande. Como bebe muita água pelo tubo a flor cresce muito até ficar
do tamanho do céu.
9 – Agora o Diogo deve
se ter perdido e por isso os pais estão tristes e a chorar abraçados.
10 – A flor está a
entrar pela janela da casa deles para lhes mostrar onde está o Diogo.
11 – O pai foi
procurar o Diogo e encontrou-o a dormir debaixo de uma pétala da flor e levou-o
para casa às cavalitas. O Diogo está muito contente.
Veja o filme que
inspirou esta em:
Tomás Magalhães
Carneiro – Projecto Filósofos a Brincar
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Histórias com sentidos
Projeto de leitura para crianças com Asperger/A utismo de Alto funcioname nto
Biblioteca Pública Municipal do Porto (ao Jardim de São Lázaro)
Pais não terão de pagar Actividades de Enriquecimento Curricular
Garantia foi dada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado João Grancho, segundo o qual as crianças do 1.º ciclo vão poder manter-se na escola até às 17h30.
Vamos ajudar a Vida Norte até ao dia 17 de maio
Relembramos que está a decorrer na nossa escola uma campanha de recolha de produtos de higiene para a Vida Norte.
A ajuda de todos é importante nesta recolha que se vai prolongar até ao dia 17 de maio.
A Vida Norte está neste momento com falta de produtos de higiene para os bebés e famílias acompanhadas, nomeadamente: fraldas, creme para assaduras, pasta de dentes, escovas de dentes, leites adaptados, toalhitas e discos de amamentação, não se esqueça de ajudar!
quinta-feira, 9 de maio de 2013
BOA SORTE!
Desejamos que todos os meninos do 4º ano tenham um excelente desempenho nas provas de Português e Matemática!!!
BOA SORTE!!!
segunda-feira, 6 de maio de 2013
Alunos do 4º ano em exame esta semana
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domingo, 5 de maio de 2013
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Provas finais de ciclo | recomendações para o dia
Recomendamos que as informações do Júri Nacional de Exames, divulgadas pelas escolas, sejam lidas pelos Encarregados de Educação.
No entanto, fazemos aqui algumas chamadas de atenção. Nas provas finais do 1.º ciclo é apenas permitida a utilização de esferográfica preta e lápis apenas para alguns exercícios. Nos outros ciclos, a caneta pode ser azul ou preta.
À semelhança dos anos anteriores, os alunos não podem transportar ou levar consigo qualquer aparelho eletrónico (telemóveis, MP3, ipads...). A posse dos mesmos determina a anulação da prova. A novidade deste ano é que os alunos têm de preencher um documento onde declaram não estar na posse dos referidos aparelhos.
Atenção aos atrasos... Os alunos devem apresentar-se na escola 30 minutos antes da hora da prova e, caso se atrasem, só podem entrar até 15 minutos depois do início da mesma.
No entanto, fazemos aqui algumas chamadas de atenção. Nas provas finais do 1.º ciclo é apenas permitida a utilização de esferográfica preta e lápis apenas para alguns exercícios. Nos outros ciclos, a caneta pode ser azul ou preta.
À semelhança dos anos anteriores, os alunos não podem transportar ou levar consigo qualquer aparelho eletrónico (telemóveis, MP3, ipads...). A posse dos mesmos determina a anulação da prova. A novidade deste ano é que os alunos têm de preencher um documento onde declaram não estar na posse dos referidos aparelhos.
Atenção aos atrasos... Os alunos devem apresentar-se na escola 30 minutos antes da hora da prova e, caso se atrasem, só podem entrar até 15 minutos depois do início da mesma.
Vamos ajudar a Vida Norte - de 06 a 10 de maio
A Vida Norte é uma Associação particular sem
fins lucrativos, cujos os objectivos consistem na promoção dos Direitos Humanos,
trabalhando na Defesa da Vida humana desde a concepção até à morte natural, na
promoção da dignidade da pessoa humana, no apoio à família e na promoção da
igualdade entre homens e mulheres.
Ao longo do ano de
2012 foram apoiados pela Vida Norte 169 agregados familiares, representando
mais de 500 pessoas apoiadas. É essencial destacar que o apoio material é uma
componente crucial para o sucesso das intervenções implementadas, tendo em
conta a situação de carência financeira em que nos chegam as mães.
A Vida Norte está neste momento com falta de
produtos de higiene para os bebés e famílias acompanhadas, nomeadamente: fraldas,
creme para assaduras, pasta de dentes, escovas de dentes, leites adaptados,
toalhitas e discos de amamentação, vindo assim pedir aos
pais e mães que têm os seus filhos no Centro Escolar de São Miguel de Nevogilde que
colaborem com a campanha de recolha de produtos de higiene para os “nossos”
bebés. Estes produtos podem ser deixados na Escola entre o dia 6 e o dia 10 de maio de 2013, inclusive.
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