segunda-feira, 15 de julho de 2013

AECs Pré escolar | Inquérito de satisfação


A APais Nevogilde gostava de contar com a opinião dos Pais e Encarregados de Educação sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) English Corner, Salinha de Música, Pequenos Filósofos e Despertar Artístico.

Queremos saber como avaliam as AECs, se para o ano contamos novamente com a participação das crianças e se existe alguma outra atividade que considere interessante e importante para o desenvolvimento educativo das crianças.

A resposta a este inquérito é importante, para que possamos fazer uma avaliação do ano letivo que agora termina e preparar o próximo ano letivo.

A resposta ao inquérito não tomará mais do que 5 minutos do seu tempo! Por favor responda!

O objetivo é sempre fazer mais e melhor pelas nossas crianças!

OBRIGADO!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Horas de deitar irregulares podem afectar cérebro das crianças

Estudo comparou aprendizagem de crianças que iam para a cama sempre à mesma hora e daquelas cujos pais não tinham uma rotina. Raparigas são mais afectadas.

Encontrar uma hora certa para dormir é mais importante do que ser cedo ou tarde NUNO FERREIRA SANTOS


  • As crianças que durante a semana não conseguem manter uma rotina que passe por irem para a cama sempre às mesmas horas poderão ficar com o cérebro afectado, nomeadamente com mais dificuldade em assimilar as novas informações.
  • As conclusões são de uma equipa de investigadores da University College London e acabam de ser publicadas no Journal of Epidemiology and Community Health. De acordo com os cientistas, quando não há uma rotina do sono, ainda assim, os efeitos negativos são mais sentidos pelas raparigas do que pelos rapazes, explica o diário britânico The Guardian.

  • O estudo procurou perceber os efeitos de horários de sono irregulares no desenvolvimento cerebral em crianças ainda pequenas. Para isso, os investigadores utilizaram informações do UK Millennium Cohort Study, uma base de dados que contém informações de várias áreas. Os investigadores escolheram uma amostra de adolescentes cujos dados eram acompanhados desde a infância e compararam os dados relativos ao ciclo de sono com os resultados em alguns testes. 

  • O trabalho contou com a participação dos pais. Os que responderam que os seus filhos iam para a cama “sempre” ou “quase sempre” às mesmas horas foram colocados no grupo dos regulares e os que responderam “algumas vezes” ou nunca” foram para os irregulares. 
  • A equipa, liderada por Amanda Sacker, olhou em especial para as informações das crianças quando estavam casa dos três anos de idade e percebeu que tanto os rapazes como as raparigas que tinham irregularidades no sono apresentavam mais tarde dificuldades em áreas como a leitura, a matemática ou exercícios que implicassem abstracção. O problema afectava mais as raparigas, tanto aos três anos como mais tarde, aos cinco e aos sete anos. 

  • Pelo contrário, as crianças cujos pais mantinham uma rotina mais apertada tinham mais facilidade em apreender a informação de situações novas. Além disso, de acordo com o estudo, aparentemente quanto mais tempo perdurar a irregularidade maiores vão ser os efeitos no futuro. Um dado curioso é que a hora a que as crianças se deitam parece não ter influência, desde que seja sempre a mesma, ainda que seja mais tarde. 

  • “Os três anos parecem ser a idade onde se vê um efeito mais claro” da privação de sono, disse Amanda Sacker ao The Guardian, explicando que contrariar o relógio do corpo humano tem implicações directas na aprendizagem. “Se uma criança tiver irregularidades na hora de ir para a cama numa idade prematura, não estará a sintetizar toda a informação à sua volta, e terão o trabalho mais dificultado em fazê-lo quando fores mais velhas”, acrescentou. “Dormir é o preço que pagamos pela plasticidade [do cérebro] no dia anterior e o investimento necessário para permitir aprender com a cabeça fresca no dia seguinte”, escrevem os autores, citados pelo mesmo jornal. 

  • (Fonte: Público 09.07.2013) 
  •  

Férias de Verão | Parcerias APAIS

Relembramos que a APAIS concretizou diferentes parcerias com condições especiais para os associados, apresentando diferentes opções para ocupação das férias das nossas crianças.





Godzilla Surf's Cool - Escola de Surf em Matosinhos
Av. General Norton de Matos 
(frente ao Restaurante Proa)
Debaixo da Marginal de Matosinhos
www.surfs-cool.com


info@surfs-cool.com

escoladesurfgodzilla@gmail.com
93 169 26 05



                                       **********************************



Natação Cursos Intensivos:



Para mais informações:
226177971 933262045
fozhclub@gmail.com


                                                **********************************


Informações Toda a Prova: email APAIS: ap.nevogilde@gmail.com


                                              **********************************


Informações e Inscrições:
ekilibrium.psi@gmail.com
motinnicrafts@gmail.com
938312041  ** 934437730  ** 936107475


                                            **********************************





Mais informações através do email:
mail@clubevelaatlantico.pt