terça-feira, 21 de abril de 2015

BIOBLITZ SERRALVES 2015 25 ABR 2015




Serralves organiza em 2015 a segunda edição de um Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público, numa iniciativa ímpar deste género a decorrer num jardim histórico e urbano em Portugal. 
Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o bioblitz é aberto a famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade, que assim ajudam os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves.
Na sexta (24 abr, 10h00-17h00) o programa é dedicado à participação das escolas no BioBlitz, e no sábado (25 abr, 08h00-20h00) para o público em geral. 

O BioBlitz Serralves 2015 convida o público a conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves, participando em:
- Saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO, uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por cientistas no âmbito da inventariação de biodiversidade;
- Oficinas educativas que enquadram e exploram os temas de forma lúdico-pedagógica;
- Atividades em autonomia apoiadas pelos monitores do Serviço Educativo com o recurso a kits de monitorização e fichas de inventariação e inserção de dados na plataforma online Biodiversidade e Ambiente. Esta plataforma acolhe o projeto de Citizen Science de Serralves, disponibilizando vários recursos educativos online de forma gratuita, como protocolos de amostragem, guias de campo, folhetos informativos, cadernos de atividades para famílias e para escolas, assim como documentários audiovisuais para cada grupo biológico e ambiental em estudo;
- Conversa sobre biodiversidade, entre um investigador e um naturalista dedicada à flora;
- BioQuiz, um jogo animado de perguntas sobre biodiversidade. Para testar conhecimentos prévios ou adquiridos;
- FotoBlitz/concurso de fotografia digital, aberto à participação de jovens (com idade inferior a 16 anos) e adultos e subordinado ao tema "A Biodiversidade no Parque de Serralves”.

Esta é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves.

Acesso: entrada gratuita para o Parque


Imagem: Guarda-rios (Alcedo atthis), Armando Caldas

Sem comentários: