quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Marionetas do Porto

Se não consegue visualizar a newsletter, por favor clique aqui
1 a 31 de outubro Museu das Marionetas do PortoRua de Belomonte, 61 - Porto11h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00 (todos os dias exceto: 1 de janeiro; 29 de fevereiro; 1 de maio; 24 de junho e 25 de dezembro)
+ INFO 220 108 224 | museu@marionetasdoporto.pt
Beach image
O Museu das Marionetas do Porto é um museu de autor, centrado na obra de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), encenador e diretor artístico do Teatro de Marionetas do Porto. Este é um espaço de memória e futuro, em permanente atualização, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de José Gigante, o mesmo arquiteto que em 1992 fez o projeto do Teatro de Belomonte, ainda em funcionamento e desde então, sede da companhia. 
Valências de Acessibilidade no museu
Acessibilidade física
visita virtual ao piso -1 para pessoas com mobilidade reduzida
espaço de construção replicado no piso 0
Acessibilidade para surdos
vídeo-guia em Língua Gestual Portuguesa (Laredo Associação Cultural)
Vídeo-guia em Português e Inglês 
2018 - Programação Especial | Marionetas do Porto - 30 anos  FRÁGIL (m/3) | 10 a 14 de outubro  Teatro Carlos Alberto - inserido na programação do FIMP'18Reservas 223 401 910 | bilheteira@tnsj.pt
Uma coisa às vezes não é aquilo que ela é.
Às vezes as coisas gostam de ser outras coisas, por exemplo de serem como as pessoas. Gostam de se mexer, de rir, de gostar e de não gostar.
As pessoas/coisas e as coisas/pessoas servem para contar histórias.
No mundo Frágil, há histórias pequenas e grandes. As coisas querem ser levadas para lugares que não conhecem, e fazem pequenas e grandes viagens.
No mundo Frágil, há pessoas/coisas que procuram coisas/pessoas. Há segredos que não se desvendam, ou que ficam para desvendar, há um universo aberto e fechado. Há coisas que saem de dentro de outras coisas.
No mundo Frágil as regras não são o que são, são regras de imaginação!

quarta, quinta e sexta (público escolar) 10h00 15h00;
sábado 19h00domingo 16h00

OFICINA DE MARIONETAS - 13 de outubro - 14h00 - 16h00 O universo de Frágil, o espetáculo concebido pelo Teatro de Marionetas do Porto, em cena, por esta altura, no palco do Teatro Carlos Alberto, rege-se apenas por “regras de imaginação”. A partir desse mundo singular, e seguindo a preceito essa máxima, o elenco dirige uma oficina onde se exploram técnicas de manipulação e construção de marionetas, tirando partido da matéria-prima usada no espetáculo: caixas de cartão.
VISITA GUIADA ao Museu das Marionetas do Porto13 de outubro - 16h00 (2º Sábado de cada mês)Rua de Belomonte, 61 - Porto
Beach image
Ao longo de sensivelmente uma hora, e pela voz de um dos atores da companhia, o público poderá usufruir de uma visita onde será partilhada a história e alguns momentos marcantes do Teatro de Marionetas do Porto. Estas visitas guiadas acontecem um sábado por mês, para público em geral, às 16h00. 
Pode reservar o seu lugar através do tel. 220 108 224 ou emailmuseu@marionetasdoporto.pt 
Lotação máx: 20 pessoas
QUEM SOU EU? (m/12) | ESTREIA ABSOLUTA | 19 de outubro | 21h00inserido na programação do FIMP'18 Teatro Municipal do Porto - Campo Alegre 
Quem sou eu? é um projeto de criação, que surge da forte motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social.
É um olhar sensível sobre a população tendo como conceito o autorretrato. É uma viagem às memórias à procura do belo que há em cada um.
Através desta criação percorremos as camadas de vida e as marcas do tempo que circula e que no seu movimento contínuo permite uma renovação, tantas vezes despercebida. Neste processo tentamos que os participantes tivessem a oportunidade de se aperceberem dessa magia do tempo, da riqueza que cada um tem em si e assim juntos celebramos as suas vidas, com tudo de belo e tocante que cada uma contém.

Isabel Barros

O projeto Quem sou eu? foi criado com o apoio da Câmara Municipal do Porto em parceria com:
Centro Social e Paroquial do Calvário, A Benéfica e Previdente – Associação Mutualista, Obra Diocesana do Porto: Centro Social do Cerco, Centro Social Machado Vaz e Centro Social S. João de Deus.
Integra a programação especial dos 30 anos das Marionetas do Porto.
NUNCA (m/3) | 24, 26 e 28 de outubro
2º Manobras
 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
Alcanena; Tomar; Sobral de Monte Agraço
Mais de cem anos passaram depois das muito conhecidas aventuras na Terra do Nunca. Peter Pan vai viver para Londres com Wendy. Casam, têm filhos e os anos passam… Neste possível presente, existe um rapaz adolescente a quem os seus pais deram o nome de “Nunca” e nunca iremos saber o porquê…
Nunca, é descendente de Pan, mais precisamente seu bisneto. O seu destino é resgatar a Terra do Nunca daquela Era de trevas em que mergulhou logo após a partida de Peter. Desta vez o vilão é Capitão-Garfo, neto de Capitão-Gancho, que ocupou o seu lugar anos depois de seu avô ter sido devorado por um enorme crocodilo que raramente se atrasava.
Poderá Nunca com a ajuda de alguns insólitos companheiros, trazer de volta o equilíbrio de toda a magia à Terra do Nunca?
ALCANENA | Cine-Teatro São Pedro | 24 out 2018 | 10:00
TOMAR | Cineteatro Paraíso | 26 out 2018 | 11:00
SOBRAL DE MONTE AGRAÇO | Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço | 28 out 2018 | 16:00
Download ficheiro "Programação Especial | Marionetas do Porto - 30 anos"
Documento PDF

www.marionetasdoporto.pt

Beach image

Sem comentários: