quarta-feira, 7 de março de 2012

Programa " Prevenir - Crescer com Segurança"

A APAIS  juntamente com a Direção do Agrupamento, Coordenação do Centro Escolar, Câmara Municipal do Porto e a AEP colocaram o Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde entre as 10 escolas a nível nacional que usufruirão do Programa Prevenir – Crescer com Segurança.

Sabemos que é apostando hoje na sensibilização dos mais jovens, que no médio-longo prazo se transforma a sociedade. A comunidade escolar constitui, por isso, um veículo privilegiado de aculturação de boas práticas sociais. Desta forma, a AEP - Associação Empresarial de Portugal, com o apoio de entidades oficiais como a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e a Direcção Regional da Educação (DRE), desenvolveram o Programa Prevenir – Crescer com Segurança, estando a intervencionar, até final do ano letivo, 10 escolas públicas nacionais. O objetivo principal deste programa é fazer com que as comunidades escolares “pensem segurança” ou, melhor dizendo, se consciencializem sobre esta temática e que interiorizem que o acidente e a doença profissional não são males necessários. As atividades a desenvolver serão diversas, desde workshops, seminários, ações de formação em segurança, exercícios de simulação de emergência, ações de formação em primeiros socorros, realização de concursos, realização de jogos didáticos na área da segurança, entre outros.
Ainda inserido no programa Prevenir, foi criada a banda desenhada Tó e Kika, com o objetivo específico de sensibilizar as crianças e evitar o acidente. Esta banda desenhada, que foi periodicamente publicada num dos jornais de maior tiragem nacional, tem neste momento 20 histórias publicadas e um DVD com animação específica. 




Estas histórias poderão ser consultadas no site: www.toekika.com.

É uma grande satisfação ver a nossa escola envolvida neste programa de prevenção, sensibilização e formação que se traduzirá num presente e num futuro com crianças melhor preparadas.

1 comentário:

Pedro disse...

As diversas iniciativas da AP em tão poucos meses vão aumentar as nossas expetativas para o futuro. Votos de muito sucesso!