quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cantinho do Livro

Uma sugestão de leitura para partilhar com os seus filhos. 


Maria, A Alegria na Diferença
Texto Teresa Coutinho
Ilustração Pedro Sousa Pereira
Edição Prime Books



Esta é a história de uma criança que “tinha pressa de nascer”. De nome Maria, quando chegou ao mundo, teve, como muitos outros bebés, de ir para uma incubadora, “a caixa”, chamar-lhe-ia Lourenço, o irmão. Quando pôde sair, “sorriu pela primeira vez”. Mas a menina era diferente das outras crianças que o irmão conhecia e dele próprio, “não conseguia fazer as mesmas coisas que os outros bebés e precisava de ajuda para aprender”. Outra grande diferença, a maior, era a sua alegria. “Nisto, era mesmo especial.”
Explica a autora, Teresa Coutinho: “Este livro nasceu da necessidade de explicar ao meu filho Lourenço, na época com quatro anos, porque é que a sua irmã era diferente (…) Não podemos ter a pretensão de que as crianças entendam nomes como paralisia cerebral. Mas temos de lhes explicar que ser deficiente – afinal, a diferença da Maria – é uma realidade e que há muitos meninos assim. Mas não deixam de ser felizes, de ser meninos como eles.”
As ilustrações que vão acompanhando a história do desenvolvimento da Maria são de grande sensibilidade, mas sem dramatismo. Também Pedro Sousa Pereira consegue obrigar quem está do lado de lá das páginas a focar-se na criança e não apenas no seu problema. É essa a grande força deste livro. E a sua diferença.
(Texto divulgado no Público de 5 de Janeiro, na página Crianças.) 
Maria, A Alegria na Diferença estará nas livrarias em Fevereiro. Até lá pode ser adquirido aqui.
A venda reverte a favor do associação Sorriso da Rita.

Sem comentários: