sexta-feira, 7 de março de 2014

"Hinos da Fruta" - vote no Hino da nossa escola!


Escolas espalham “magia da fruta” na Internet

_PAZ2797
Depois de uma primeira etapa de 12 semanas, que incluiu um programa educativo desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e implementado nas escolas participantes com a colaboração dos professores e educadores tendo como objetivo principal a motivação das crianças para a ingestão diária de fruta no lanche escolar, chega agora a 2ª etapa do projeto que convida à participação de todos os adultos através da votação pública nos «Hinos da Fruta» que está a decorrer até 10 de março no site: www.heroisdafruta.com

Os “Hinos da Fruta” são canções dedicadas à fruta criadas pelos alunos participantes no projecto, com a ajuda dos seus educadores e professores, nos quais as crianças partilham com os adultos através da música as importantes lições que aprenderam durante a sua participação na primeira etapa do projeto. Assim, com a colaboração de todos, está em marcha uma autêntica ação de sensibilização da opinião pública para a necessidade de se adoptarem hábitos alimentares mais saudáveis, uma missão digna de verdadeiros “heróis” que assim espalham a “magia da fruta” por todo o país, aumentando o impacto do projeto fora das escolas.

Os vídeos estão disponíveis para votação do público até às 23:59 do dia 10 de março de 2014, no site www.heroisdafruta.com . Esta votação irá apurar os 60 hinos finalistas, correspondentes aos 3 mais votados dos 18 distritos continentais e das 2 regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
O Júri escolherá posteriormente três vencedores entre os 60 finalistas, bem como um 4º vencedor entre todos os hinos que não tenham obtido votos suficientes para chegarem a finalistas. Estas quatro escolas vencedoras vão receber a visita da APCOI que realizará a peça de teatro interactiva “Super Festa dos Heróis da Fruta”.


Votar nos “Hinos da Fruta” também dá prémios aos adultos!
Quem votar estará também a participar em simultâneo no passatempo “Vote nos Hinos da Fruta e Habilite-se a Ganhar Super Prémios” que a APCOI está a promover e através do qual tem centenas de prémios para oferecer: 1400 t-shirts, 240 mochilas, 140 cadernos de bolso, 50 bilhetes para o musical Robin dos Bosques de Filipe La Feria e para os parques temáticos: 100 bilhetes para o Krazy World, 50 bilhetes para o Monte Selvagem e 20 bilhetes para o Fluviário de Mora.
Para ganhar basta votar num dos hinos da fruta. Até 10 de Março a APCOI está a oferecer um destes prémios de 10 em 10 votos. Para votar entre no site www.heroisdafruta.com


«Heróis da Fruta» um modelo de pedagógico de sucesso
Os resuldatos da sondagem realizada junto de uma amostra de 120 professores e educadores no final da última edição revelam que 92% consideram que o projeto teve um “Bom” ou “Muito Bom” impacto junto das crianças e 100% valoriza com muito interesse a facilidade de utilização da linguagem dos “Heróis da Fruta” para motivar as crianças a fazer as escolhas mais saudáveis. Os dados reportados pelas crianças participantes na 1ª edição permitiram ainda verificar aumento efetivo de 20% no consumo diário de fruta , em relação ao consumo reportado antes da intervenção. No entanto, os dados do estudo COSI Portugal 2008 (Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial de Saúde) são ainda preocupantes, na medida em que apenas 2% das crianças portuguesas ingere fruta fresca diariamente. Deste modo, a APCOI regressou às escolas para continuar a combater a obesidade infantil e a incentivar as crianças a consumir mais fruta, promovendo a 3ª edição desta iniciativa gratuita de educação para a saúde. No presente ano letivo, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável Médis 2013-2014» registou a inscrição de 70.357 alunos de 3.253 turmas de 1.159 estabelecimentos de ensino de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Site Oficial: www.heroisdafruta.com

O projeto gratuito «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável Médis 2013-2014» conta com o apoio dos seguintes parceiros: Mecenas Principal – Médis; Outros Mecenas – Embaixada EUA em Portugal; Parceiros – Direção Regional de Educação da Madeira, LazyTown/Vila Moleza, Krazy World Zoo, Monte Selvagem, Musical “Robin dos Bosques” de Filipe La Féria e Fluviário de Mora; Apoios – Bicho Carpinteiro, Associação de Produtores de Maçãs de Alcobaça, Immochan, Imacx, JP Sá Couto, Águas do Vimeiro, Agência Zero Fotografia e Drope; Autarquias Parceiras – Junta de Freguesia Cascais Estoril, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Esposende, Câmara Municipal de Estarreja, Câmara Municipal de Maçã, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Amadora, Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Boticas, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Câmara Municipal de Óbidos, Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal de Vila Nova do Poiares, Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, Câmara Municipal de Porto, Câmara Municipal de Lourinhã, Câmara Municipal de Celourico de Basto, Câmara Municipal de Campo Maior, Câmara Municipal de Portalegre, Câmara Municipal de Coruche, Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Câmara Municipal de Mealhada e Câmara Municipal de Lisboa.

 Sobre a APCOI
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 154.925 crianças através das seguintes iniciativas: 136.205 inscritas em três edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 7.500 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.475 foram atendidas por nutricionistas em rastreios gratuitos. (Dados atualizados a 22 de Janeiro de 2014)

Para mais informações, por favor, contactar:
APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil
Tel: +351 210 961 868 | Telm: +351 960 47 47 00 | E-mail: geral@apcoi.pt

Sem comentários: