terça-feira, 11 de novembro de 2014

As crianças devem ir a pé para a escola

As crianças devem ir a pé para a escola

Estudo internacional pretende sensibilizar pais


Palma Chillón da Universidade de Granada
Palma Chillón da Universidade de Granada
Um estudo internacional envolvendo pesquisadores da Universidade de Granada demonstrou que é necessário realizar campanhas para tornar os pais conscientes dos benefícios de ir a pé para a escola e, além disso, trabalhar a percepção da segurança dos caminhos que os filhos devem seguir. Este trabalho assinala também o interesse que os diferentes governos promovam a deslocação activa entre as crianças e suas famílias.
Muitos estudos têm mostrado que ir a pé para a escola é um comportamento que traz muitos benefícios para a saúde dos jovens. Por esta razão, os pesquisadores consideram importante conhecer os factores que determinam que os adolescentes vão ou não a pé para a escola a fim de para promover este hábito.

Ir a pé para a escola é um comportamento que tem muitos benefícios para a saúde dos jovens
Ir a pé para a escola é um comportamento que tem muitos benefícios para a saúde dos jovens
Nesta pesquisa, publicada no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, participaram 1 219 crianças entre oito e 11 anos e 1 007 pais de 18 colégios em diferentes estados dos Estados Unidos.

O objectivo foi analisar os factores que determinam que as crianças vão ou não a pé para a escola, incluindo factores socio-demográficos (raça e status socioeconómico); factores ambientais (clima e da qualidade das estradas que vão dar à escola a pé e de bicicleta); as percepções de pais e filhos em função das barreiras que impedem o transporte activo.

Entendimento dos pais no momento de permitir ou não que os seus filhos vão a pé para a escola é fundamental
Entendimento dos pais no momento de permitir ou não que os seus filhos vão a pé para a escola é fundamental
Segundo Palma Chillón Garzón, professora do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade de Granada e principal autora do projecto, a pesquisa concluiu que o entendimento dos pais no momento de permitir ou não que os seus filhos vão a pé para a escola é fundamental nesse comportamento.

"Portanto, tendo em vista os resultados, devemos esforçar-nos para melhorar a percepção dos pais em relação à segurança de caminhos que os filhos usam para ir à escola, a fim de remover essa barreira ".

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