quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

2ª Prémio no Concurso "Saúde Oral - Rir é o melhor remédio"

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Porto Ocidental, no âmbito da Conferência “Saúde Oral - Rir é o melhor remédio” organizou um concurso destinado aos Jardins de Infância da sua área de influência. 

Pretendia-se que fossem desenvolvidos trabalhos sobre a saúde oral.
Os três melhores trabalhos foram premiados durante a Conferência Saúde Oral/ Rir é o Melhor Remédio, que se realizou no dia 19 de fevereiro de 2013, pelas 21 horas.

A Sala 2, do Jardim de Infância do Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde foi o vencedor do 2ª lugar.



Deixamos aqui algumas imagens do trabalho desenvolvido:







Parabéns pelo excelente trabalho!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Grande Corrida de Sacos



No âmbito da Grande Corrida de Sacos, alguns pais e encarregados de educação têm solicitado a entrega de sacos para recolha dos medicamentos, bem como de postais comprovativos da entrega dos mesmos nas farmácias aderentes.
Assim, informamos que os 5 medicamentos podem ser recolhidos em qualquer saco, mantendo-se, porém, a regra de um saco/ um postal.

Quanto aos postais comprovativos da entrega, informamos também que já solicitámos à VALORMED uma nova remessa e logo que sejam entregues, serão distribuídos pelas salas de aula.

Agradecemos desde já a vossa participação empenhada para conseguirmos o nosso objectivo: UM PARQUE INFANTIL PARA A NOSSA ESCOLA!





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desfile de Carnaval

No passado dia 08 de fevereiro, entre as 9.30h e as 12h, realizou-se Desfile de Carnaval, onde participaram as crianças e alunos do Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde, desfilando por algumas ruas da freguesia de Nevogilde.
O desfile de Carnaval faz parte do Plano Anual de Atividades, promovendo uma atividade tradicional e também um momento de convívio entre as crianças e alunos do Centro Escolar e do Colégio Flori.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Escola Virtual



Relembramos que a data limite para inscrição na escola virtual é 18 de fevereiro
Todos aqueles que ainda desejem aderir, deverão deixar a sua inscrição e respetivo pagamento na caixa de correio da APais até segunda-feira dia 18 de fevereiro
Inscrições recebidas após esta data não serão consideradas.

Obrigado!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

“Dormirei, boas novas acharei”



Os problemas de comportamento e de falta de concentração de muitos estudantes 
encontrariam resolução (pelo menos em boa parte) com uma boa higiene do sono.

Dizia-me há pouco tempo uma menina de 11 anos, excelente aluna e com uma motivação incomum para se envolver em todos os desafios que lhe surgem, desde os académicos até aos sociais e aos lúdicos: "Porque tenho que dormir? Que perda de tempo. Tantas coisas interessantes que tenho para fazer!". Confesso que houve tempos em que me identifiquei com este pensamento, mas o peso da experiência acumulada com a idade já me faz sentir no corpo que "O dormir é meio sustento" (ou mais do que meio!). Poderia, a estes provérbios, acrescentar uma ideia que o meu corpo me obriga a reconhecer como verdadeira: "Não dormir é um autêntico veneno." Há muitas pessoas a quem o corpo não fala tão claramente, e lá se vão elas deixando seduzir por ocupações noturnas como programas de televisão, jogos no computador ou saídas até tarde, acreditando que dormir é desperdício de tempo. E como "O uso adquirido, sono perdido", lá se vai o hábito de "Deitar cedo e cedo erguer [que] dá saúde e faz crescer." No meio de tantos provérbios, onde está afinal a verdade?

Nas nossas salas de aula, vemos com alguma frequência alunos que cabeceiam ou então chegam mesmo a adormecer. Vemos outros que têm dificuldade em manter a atenção ou então se mexem constantemente na cadeira. Se o sono indicia claramente uma noite mal dormida (ou mais), já a irrequietude ou a dificuldade de concentração podem ter muitas causas, mas uma delas é o não se ter dormido o suficiente. O que acontece com um bebé quando não dorme? Fica rabugento e ninguém tem dúvidas das razões dessa impertinência. E quando não dormimos, não sabemos perfeitamente que ficamos mais irritadiços, com menos paciência, menos tolerantes, com mais dificuldade para nos concentrarmos, com tendência para fazermos leituras mais "negras" dos problemas? O mesmo acontece com as crianças e os jovens. Torna-se difícil estar com atenção nas aulas; o corpo começa a pedir movimento e a torcer-se na cadeira; a piada que um colega diz é interpretada como um insulto e paga com um estalo bem dado, ao qual ele responde com um murro, a que se pode seguir uma luta a sério.

Vistas as coisas assim, percebe-se que "não dormir, é um veneno". E daí até podermos convencer-nos de que "Dormirei, boas novas acharei."? Como posso ajudar a minha amiguinha a compreender que o tempo passado a dormir não é desperdiçado?

Dormir o suficiente é fundamental para a aprendizagem de coisas novas e para reforçar a memória. Quando aprendemos algo, a informação é retida na memória de curto prazo. Esta precisa de ser consolidada, processo que se prolonga enquanto dormimos, levando a um aumento da memória. Durante o sono também relacionamos informações que estão dispersas e conseguimos encontrar ideias criativas, por exemplo, para resolver problemas. Quem é que ainda não teve a experiência de acordar com uma ideia genial para resolver um problema para o qual, até aí, não tinha conseguido encontrar solução? Estas são algumas das "boas novas" que poderemos achar com um sono repousado. Mas as "boas novas" não vêm só da possibilidade de termos ideias criativas. É também uma "boa nova" a descoberta de se conseguir ter uma melhor concentração nas aulas e de as explicações e atividades aí surgidas começarem a fazer sentido mais rapidamente, tornando-se mais interessantes. Os problemas de comportamento e de falta de concentração de muitos estudantes encontrariam resolução (pelo menos em boa parte) com uma boa higiene do sono (cumprimentos de regras de sono adequadas).

"Boas novas" resultam também da recuperação do equilíbrio necessário para lidarmos com as emoções e memórias, particularmente com as negativas. Com efeito, a falta de sono contribui para uma maior irritabilidade e para uma maior dificuldade de autocontrolo. Depois de se ter dormido bem, a tal piada dita pelo colega, embora possa não ser muito engraçada e até um pouco infeliz, pode receber o desconto que merece ou ter uma resposta mais ajustada do que um estalo. Ignorar o que se ouviu, responder assertivamente "Não achei graça ao que disseste." são duas possibilidades. E, desta forma, se torna mais fácil adquirir competências de relacionamento interpessoal e evitar situações de conflito. Uma vez mais, alguns problemas de disciplina deixariam de existir e o relacionamento entre as crianças poderia melhorar. Ressalvo que a falta de um sono reparador não é a única justificação e dormir bem não é uma solução milagrosa; é, contudo, um fator a considerar.

E para quem acha que "não consegue adormecer cedo", será boa ideia analisar as rotinas que antecedem a hora de deitar. É frequente as crianças e os jovens resistirem a ir para a cama. A televisão e o computador no quarto em nada ajudam, pois torna-se difícil aos pais conseguirem efetuar uma vigilância eficaz. O que fazem muitas das crianças/jovens renitentes em ir para a cama à hora devida? Normalmente navegam na net, jogam videojogos ou veem televisão. Claro que, com estas tentações, não há sono que se aproxime. Só a firmeza dos pais na negociação e aplicação de rotinas saudáveis pode "curar" esta falta de sono. É indispensável ser definida e estabelecida uma rotina com uma hora de deitar adequada, à qual se antecede um período em que o computador e a televisão já estão desligados e são praticadas atividades relaxantes, como, por exemplo, ler, conversar um pouco ou tomar banho.

"A quem dorme descansado, dorme-lhe o cuidado." Torna-se, com efeito, mais fácil ver os problemas com uns óculos mas mais otimistas (embora não irrealistas) e mais capazes de analisar as situações pelo lado positivo, facilitando a procura de soluções. Nesse sentido se diz também que "O sono é bom conselheiro:" Por fim, relembro o provérbio com que comecei: "Dormirei, boas novas acharei." Enquanto dormimos, aprendemos, descansamos e preparamos o nosso corpo e o nosso espírito para um novo dia.
Nem sempre é tarefa fácil para os pais, com o difícil quotidiano dos dias de hoje, encontrarem horários que permitam a conciliação do convívio familiar e do cumprimento das tarefas do fim do dia com a instituição e manutenção do hábito de as crianças se deitarem cedo. Se elas perceberem que dormir não é desperdício de tempo, poderão ser mais colaborantes. A negociação das regras pode ajudar. No entanto, a firmeza dos pais na sua aplicação não pode ser dispensada. "O sono é bom conselheiro." O bom senso, a coerência, a persistência e a assertividade também são.

Fonte: educare.pt

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Concurso "O Carro dos Teus Sonhos"


Queres ganhar prémios sensacionais!
Desenha o Carro do Futuro... Dá asas à tua imaginação.
O carro que as pessoas vão guiar no futuro pode ser aquele que tu desenhares.
Envia a tua proposta e deixa os teus sonhos voarem com a TOYOTA.

A  Toyota Caetano está a promover um concurso, com o tema "O Carro dos Teus Sonhos" para crianças até aos 15 anos, inseridas em 3 escalões etários (1º- Menos de 10 anos, 2º- 10/12 anos, 3º- 13/15 anos), e com data limite até 15 de Fevereiro, 2013.

Serão premiados do 1º ao 3º classificados de 3 escalões etários (total de 9 premiados) com os seguintes prémios: 1º Conjunto de pinturas + Leitor de MP3, 2º Mochila troley Toyota + Leitor de MP3, 3º Leitor de MP3.
Os vencedores serão seleccionados para participar no Passatempo Mundial.

O Júri Nacional será composto por Embaixadores Toyota (Cláudia Vieira, Ricardo Carriço, Sofia Cerveira, Nilton e Luís Represas), e Representante da Toyota Caetano Portugal.

Os Critérios avaliados serão a criatividade e originalidade do automóvel apresentado, a arte da criação e a descrição do conceito inovador.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Oficinas de Carnaval


Deixamos mais uma sugestão para as Férias de Carnaval dos mais pequenos.



 A Reitoria da Universidade do Porto disponibiliza duas oficinas de Carnaval no âmbito da exposição "Coleção Egípcia", destinadas a crianças e jovens, entre os 6 e os 16 anos, que se realizarão nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro.

No período da manhã (entre as 10h e as 13h) decorrerá o Peddy-paper do Egito Antigo "À descoberta da múmia". Iniciando-se com uma visita guiada à exposição egípcia, os participantes participarão de seguida num jogo de equipa, respondendo a sucessivas perguntas espalhadas pelo Edifício Histórico da Reitoria, atividade que culminará com a “descoberta” da múmia.

No período da tarde (entre as 14h30 e as 17h30), a Oficina de Máscaras Egípcias iniciar-se-á igualmente com uma visita guiada à exposição, seguindo-se uma atividade de construção de uma réplica da máscara egípcia que observaram durante essa visita.

O preço por oficina é de 5€ por participante.
Organização: Unidade da Cultura, Desporto e Lazer – Reitoria da Universidade do Porto 

Informações | Carnaval

Realiza-se amanhã, dia 8 de fevereiro, o Desfile de Carnaval, entre as 09h30 e as 12h00, por algumas Ruas da freguesia de Nevolgilde (Rua da Escola - Rua do Crasto - Avenida Brasil - Rua da Índia - Rua da Escola). Neste desfile conjunto participarão as crianças e alunos do Centro Escolar de S. Miguel de Nevogilde e os alunos do Colégio Flori. As fantasias são livres.

Relativamente à interrupção letiva de Carnaval, será nos seguintes dias:

1º CICLO

Dia 8 de fevereiro - atividades letivas apenas no período da manhã (das 08h00 às 13h00).
Dias 11 | 12 | 13 de fevereiro - Não há atividades letivas.

PRÉ-ESCOLAR

Dia 8 de fevereiro - atividades letivas apenas no período da manhã (das 08h00 às 13h00), mantendo-se no entanto a componente de apoio à família.
Dias 11 e 13 de fevereiro - Não há atividades letivas e a componente de apoio à família funciona das 09h00 às 17h30.
Dia 12 de fevereiro - o Jardim de Infância está fechado.

(Nota: todas estas informações foram transmitidas aos pais por circular da Coordenação do Centro Escolar, colocada nas mochilas dos meninos.)

Relembramos ainda que nos dias 8, 11, 12 e 13 de fevereiro não haverá AECs no pré-escolar.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

I Curso de Socorrismo - APAIS EB1 S. João da Foz


A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1 S. João da Foz está a organizar o I Curso de Socorrismo aberta aos Pais e EE de todas as escolas do Agrupamento Garcia de Orta.


I CURSO DE SOCORRISMO
Seguem os módulos e carga horária:

·         Módulo I -  SBV Pediátrico 5h
o    Compreender a importância do SBV Pediátrico
o    Sensibilização de técnicas e métodos 
o    Exercícios práticos recorrendo a manequim (Pediátrico)

·         Módulo II - SBV Adulto 5h
o     
o    Compreender a Importância da Cadeia de Sobrevivência
o    Compreender a Importância do Acesso Precoce
o    Compreender a Importância do SBV Precoce
o    Exercícios práticos recorrendo a manequim (Adulto)
o     

Os temas a abordar nesta formação serão os seguintes:
1. Cadeia de Sobrevivência
2. Suporte Básico de Vida;
3. Avaliação das Condições de Segurança;
4. Avaliação do Estado de Consciência;
5. A Via Aérea;
6. Posição Lateral de Segurança (PLS);
7. Ventilação;
8. Circulação;
9. Obstrução da Via Aérea  por corpo estranho (Manobra de Heimlich)
- Temos já 3 grupos em aberto:
2 e 9 de Março das 8h30 às 13h30
4, 6, 11 e 13 de Março das 18h00 às 20h30
14, 18, 21 e 26 de Março das 18h00 às 20h30


Todas as formações acontecerão na EB 1 S. João da Foz.
Todos os formandos receberão um certificado de participação.

O valor do curso é 30 euros e por cada escola que inscreva 10 adultos, estarão a oferecer a formação a um/a professor/a e um funcionário/a. 
Para mais informações ou para fazerem inscrição devem enviar email para apeb1sjfoz@gmail.com.

Exames do 4.º ano realizam-se no início de Maio


Temporada dos exames nacionais começa este ano mais cedo e há novidades em relação às normas em vigor no ano passado.



Em Julho, os alunos que chumbarem nos exames do 4.º ano poderão repetir as provas FOTO: RUI GAUDÊNCIO
É já em Maio que os alunos do 4.º ano se vão estrear nos exames nacionais. Segundo o calendário das provas, que foi publicado ao fim da tarde desta terça-feira em Diário da República, os exames de Português e de Matemática do final do 1.º ciclo do ensino básico realizar-se-ão a 7 e 10 de Maio, respectivamente.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) tinha indicado anteriormente que a primeira destas provas se realizaria ainda em Abril, o que não acontecerá. Segundo o ministério, com a antecipação dos exames do 4.º ano face aos dos outros anos que têm provas nacionais, pretende-se garantir a possibilidade de recuperação dos alunos que revelem dificuldades.
Conforme estipulado no despacho que, em Dezembro, fixou novas regras de avaliação para os estudantes do ensino básico e secundário, os alunos do 4.º ano que chumbarem nos primeiros exames terão a possibilidade de repetir estas provas a 9 e 12 de Julho. Quem estiver nesta situação terá um período de acompanhamento extraordinário já depois do final do ano lectivo. Este apoio não tem carácter obrigatório.
Em 2014, os alunos do 6.º ano também beneficiarão desta prerrogativa mas, para já, a segunda fase dos exames nacionais continuará reservada apenas para “situações excepcionais”. O que também acontece no 9.º ano. No 6.º e 9.º ano, os alunos realizam apenas exames de Português e Matemática. Em ambos os anos as provas estão marcadas, respectivamente, para 20 e 27 de Junho.
Quem chumba por faltas pode ir a exame
Os exames nacionais do ensino secundário decorrerão entre 17 e 26 de Junho. À semelhança do que já aconteceu no ano passado, a 1.ª fase é obrigatória. Quem não comparecer não será admitido na 2.ª fase, que é destinada a alunos que chumbaram nos primeiros exames ou que pretendam subir as notas que obtiveram nestas provas. 
Os alunos com necessidades educativas especiais voltam também a ser obrigados a realizar as provas propostas aos outros alunos, como já sucedeu no ano passado no 6.º ano. Como já tinha sido anunciado pelo MEC, a norma aplicar-se-á este ano também aos alunos do 9.º ano.
Confirma-se ainda o recuo do ministério no que respeita a uma das suas medidas emblemáticas aplicadas nos exames do ano passado. Depois de ter determinado que os alunos chumbados por faltas ficavam impedidos também de tentar a sorte nos exames, ficando assim automaticamente retidos, o ministério volta ao regime anterior.
Estes estudantes poderão realizar os exames finais do 2.º e 3.º ciclo desde que se apresentem como autopropostos. Para as disciplinas não sujeitas a exame, que são a maioria, poderão concluí-las através da realização das chamadas provas de equivalência à frequência, que se realizarão entre 17 e 28 de Junho.
Estas provas, que passarão também a ser realizadas no final do 2.º ciclo, podem ser ainda feitas por alunos do 6.º e do 9.º ano que não tenham tido aprovação na avaliação final do 3.º período. Esta possibilidade já existia no 9.º ano, mas apenas para alunos que nessa altura já estivessem no limite da idade da escolaridade obrigatória, que agora é de 18 anos. Esta condição já não é imposta.
(Fonte: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/exames-do-4%C2%BA-ano-realizamse-no-inicio-de-maio-1583430)

 
  

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Oficina de Carnaval no Jardim Botânico


As atividades no Jardim Botânico estão de volta, desta vez alusivas ao Carnaval com uma oficina de construção de máscaras.
A partir da observação de pequenos seres os participantes irão construir máscaras em papel com base em materiais recicláveis e reutilizáveis.
Foram organizadas duas oficinas com a duração de dois dias, uma no fim de semana de 9 e 10 de Fevereiro e outra nos dias 11 e 12 de Fevereiro.

O programa de Carnaval do Jardim Botânico do Porto destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos.
As inscrições devem ser realizadas on-line em http://carnavalnojardim2013.pt.to