quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia Mundial do Dador de Sangue em 2012

“Cada Dador de Sangue é um Herói” é o tema das celebrações do Dia Mundial do Dador de Sangue em 2012
Bem Haja por ser um Herói connosco.
Hoje, dia 14 de Junho, celebra-se mais um dia mundial do Dador de Sangue. Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Cada Dador de Sangue é um Herói”, reforçando a ideia que cada um de nós pode verdadeiramente ser um herói ao dar sangue, consistindo esse heroísmo o facto de aquele gesto de dádiva poder representar o salvar a vida a alguém, a muitos, seguramente todos os dias.
As celebrações do Dia Mundial do Dador têm como objetivo principal aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros, mas também agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas e reconhecer a sua importância e contributo específico em salvar vidas e melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
A OMS revela, ainda, alguns números interessantes: 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. Porém, a OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue regularmente, tendo traçado o objetivo que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.
Este ano, as celebrações oficiais decorrem em Seul, na Coreia do Sul.



Sem comentários: