Desta vez, o Tomás Magalhães Carneiro, deixa-nos um desafio muito interessante - Caixa das Escolhas.
Trata-se de um exercício de FcC para os pais experimentarem
em casa com os filhos, ou os professores e educadores nas aulas com os alunos.
"Podemos escolher não respirar?"
Material: Três Caixas (imaginárias ou reais) – 1) Caixa das coisas que escolhemos; 2) Caixa das coisas que não escolhemos; 3) Caixa Mistério (coisas que ainda não conseguimos decidir se escolhemos ou não).
Objectivo: Pensar sobre a nossa “liberdade de escolha”.
Filosofia: Será que somos livres para escolher tudo o que fazemos? Com este exercício pretendemos convidar as crianças a pensar sobre vários gestos e acções do seu dia-a-dia e procurar descobrir, em Diálogo com os seus amigos, se esses gestos e acções são escolhas suas ou não, em “linguagem de adultos” se são voluntários ou não, se são conscientes ou não.
Por exemplo, para ajudar as crianças a pensarem “um pouco mais” sobre a possibilidade de escolha podemos perguntar se “podiam ter escolhido não vir à escola?”, se “decidiram ter os amigos que têm, ou podiam ter outros amigos”, “se à noite escolhem os sonhos que vão ter ou então quem os escolhe?”, ou ainda “se são obrigados a pensar ou podem escolher não o fazer” (esta última pergunta acompanhada de engraçadas tentativas de “não pensar em nada” (ver foto).
Não é necessário percorrer toda a lista de perguntas o que se pode tornar bastante cansativo para as crianças, mas devemos procurar deixá-las aprofundar o melhor que conseguirem cada uma delas.
Bons Pensamentos!
- Vir à escola
- A roupa que vestimos.
- Os meus amigos
- Os meus pais
- Ficar doente
- Ficar bom
- Ficar zangado
- Ficar triste
- Respirar
- Chorar
- Dormir
- Pensar
- Sonhar
- O que como
- O que gosto/não gosto de comer
Sem comentários:
Enviar um comentário